Diarinho Titulo Criatividade
Brincando de inventar

Para se divertir não é preciso ter o último lançamento das
lojas; aliás, você mesmo pode fabricar próprio brinquedo

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki


Para brincar não é preciso ter o último lançamento das lojas. Aliás, você mesmo pode fabricar o próprio brinquedo. Já pensou nisso? Basta usar a imaginação e colocar a mão na massa. E, acredite, dá para se divertir bastante.

Ana Luiza Salomão, 5 anos, de Santo André, prefere criar os modelitos para suas bonecas do que comprá-los. Para produzi-los, usa a maquininha de costura que era da mãe e das tias. No início, achava um pouco difícil, mas depois pegou o jeitinho. "Precisa ter bastante concentração e cuidado para não se machucar com a agulha", diz a menina, que pega sobras de tecidos em casa.

A garota também gosta de fazer fantoches com materiais recicláveis e cartolina com a avó. Na cozinha, fica ao lado da mãe enquanto ela prepara pão. Ana Luiza espera sobras da massa para fazer bonequinhos.

Ninguém pode perder a oportunidade de inventar o próprio divertimento. É muito importante para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Além disso, aprende-se coisas novas e descobre-se quais são as próprias habilidades.

Rebecca Gazola Vargas, 11, do Grupo Escoteiro João Ramalho, de São Caetano, adora quebrar a cabeça para encontrar diferentes formas de se divertir. Na opinião dela, esse é um modo de exercitar a imaginação, que ajuda até mesmo na escola. "Fica mais fácil na hora de escrever um texto."

A menina e a amiga Ana Clara Gutierrez, 11, também curtem fazer roupas para suas bonecas. Ana Clara, que aprendeu a costurar com a avó, teve a ideia de confeccionar os vestidinhos ao ver a mãe com panos velhos. "Não faço molde. Então, às vezes, sai menor do que o tamanho da boneca", diz a garota, que não liga em refazer a peça.

 

Saiba mais:

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Brincar. A iniciativa surgiu por meio da ITLA (Associação Internacional de Brinquedotecas), em 1999. O objetivo é incentivar e resgatar a importância das brincadeiras.

 

O artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas, de 1959, garante que toda criança tem o direito de descansar e brincar, além de participar de atividades culturais e de recreação.

A IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar) surgiu em 1997. Foi inspirada na IPA (International Play Association) criada em 1961 na Dinamarca, após adultos se unirem para reconstruir as praças – onde as crianças brincavam – destruídas durante a guerra.

 

Consultoria de Marilena Flores Martins, presidente da IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar); do educador Celso Antunes; e da psicopedagoga Sandreilane Cano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;