Cultura & Lazer Titulo
Cannes: cinco filmes latino-americanos na seção oficial
Da AFP
08/05/2005 | 16:36
Compartilhar notícia


Cinco filmes latino-americanos integram a seleção oficial do 58º Festival de Cannes, caracterizado pela volta de grandes nomes do cinema como os cineastas Gus Van Sant, David Cronenberg, Wim Wenders, Lars Von Trier e Jim Jarmusch. No entanto, "Batalla en el cielo", do mexicano Carlos Reygadas, será o único filme latino na mostra competitiva do festival, de 11 a 22 de maio.

Os outros quatro, todos de diretores estreantes, integram a mostra oficial não competitiva Um Certo Olhar. Estes são os brasileiros "Cidade Baixa", de Sergio Machado, e "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes; o argentino "Nordeste", de Juan Solanas; e o mexicano "Sangre", de Amat Escalante.

Na mostra competitiva, Gus Van Sant apresentará "Last days"; David Cronenberg, "A history of violence"; Wim Wenders, "Don't come knockin"; Lars Von Trier, "Manderlay"; e Jim Jarmusch, "Broken flowers".

No total, 21 filmes integram a mostra competitiva. Entre os selecionados estão os franceses "Lemming", de Dominik Moll; "Peindre ou faire l'amour", de Arnaud e Jean-Marie Larrieu; e "Caché", produção francesa do diretor austríaco Michael Haneke.

Outros dois cineastas que voltam a Cannes são os belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, Palma de Ouro em 1999 por "Rosetta", que apresentarão "L'enfant", e o israelense Amos Gitai, com "Free Zone".

O ator americano Tommy Lee Jones, por sua vez, apresentará na mostra competitiva seu primeiro filme como diretor, "The three burials of Melquiades Estrada".

O cinema asiático está representado pelo japonês Masahiro Kobayashi ("Basing"), o chinês Wang Xiaoshuai ("Shanghai Dreams"), o taiwanês Hou Hsiao-Hsien ("The best of our times") e o sul-coreano Hong Sangsoo ("A Tale of the Cinema").

Na noite de encerramento da mostra Um Certo Olhar será exibido o único filme espanhol desta seção, "Habana blues", de Benito Zambrano.

Também fora da competição, Cannes será o palco das pré-estréias mundiais do episódio III de "Guerra nas Estrelas - A Vingança dos Sith", de George Lucas, e do último filme de Woody Allen, "Match Point".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;