Esportes Titulo Evento
Parque da Juventude é reaberto ao público em São Bernardo

Espaço se consolida como uma das principais áreas de esportes radicais, com destaque para a pista de skate adaptada nos moldes olímpicos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Yara Ferraz/DGABC


O Parque da Juventude Città Di Maróstica, localizado no Centro de São Bernardo e tido como referência na prática de esportes radicais na região, foi reaberto ao público ontem, após seis meses fechado para reforma. Além de ser opção de lazer para as famílias do Grande ABC, o local, que conta com tirolesa, pista de BMX e escalada também desponta como impulsionador na formação de atletas de skate, que será esporte olímpico em 2020.

O investimento de R$ 4 milhões foi realizado pelo Grupo NotreDame Intermédica. A Prefeitura, que é responsável pelo parque, contratou uma empresa especializada para fazer a manutenção dos equipamentos, com 30 profissionais por dia, ao custo médio de R$ 120 mil mensais. 

Na solenidade de abertura realizada ontem estiveram presentes esportistas e autoridades internacionais, como o prefeito de Maróstica (Itália), cidade-irmã de São Bernardo, Matteo Mozzo. O prefeito Orlando Morando (PSDB) destacou a importância do espaço para a formação de novos atletas. “Não tenho dúvida de que São Bernardo será a cidade que mais vai estimular a prática do skate, afinal, na cidade temos um dos melhores equipamentos da América Latina. Li reportagem de que quando o Guga (Gustavo Kuerten, ex-tenista) foi campeão mundial algumas vezes, nunca se teve tantos alunos praticando tênis no Brasil, e quando se traz um equipamento deste porte há este estímulo”, destacou, ao complementar que o parque vai despertar interesse nos esportes em toda a região. 

Hexacampeão mundial de skate, o andreense Sandro Dias, o Mineirinho, começou a frequentar o local em 1984 e elogiou a estrutura. “Agora a pista está 100%, com diversos esportes misturados e com tudo da melhor qualidade possível. Acredito que daqui possam sair grandes esportistas e grandes skatistas principalmente. Ela é uma pista que dá qualidade tanto para o iniciante como para o amador que já está na carreira e o profissional que treina no nível olímpico”, disse ele, ao destacar que a pista é uma das mais modernas a nível mundial.

Além das modernizações na pista, foram feitas revisão da iluminação e reforma do sistema de drenagem. O parque também ganhou uma pista de BMX Dirt Jump, espaço pet e nova academia ao ar livre, entre outras intervenções.

O eletricista Sérgio Roque, 45 anos, é morador do bairro Jardim Ana Maria, em Santo André, mas foi criado na Paulicéia, em São Bernardo. Ele frequentava o parque desde os 11 anos, quando teve início a paixão pelo skate, e ontem voltou ao espaço com o filho Yuri, 9, que inclusive é competidor no esporte. “É muito emocionante. Eu já até chorei hoje  (ontem) quando começamos a andar juntos. A estrutura está bem melhor, além dos espaços novos. Está tudo magnífico.”

O espaço, fundado em 1982 e que conta com área de 22.500 m², estava fechado desde junho deste ano para reforma. O parque funciona de terça a domingo das 6h às 22h. 

SHOWS 

Em celebração à reabertura, a Prefeitura organiza série de shows no estacionamento do Rotativo, no Paço. Ontem à tarde o Maneva se apresentou e, hoje, será a vez do CPM 22, a partir das 13h. Os californianos da banda Suicidal Tendencies encerram o evento às 17h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;