Internacional Titulo
ETA mata diretor de jornal basco na Espanha
Por Das Agências
24/05/2001 | 08:14
Compartilhar notícia


A organização armada basca ETA ampliou seu campo de ação ao assassinar esta quinta-feira o diretor financeiro de um jornal basco na Espanha, um dia depois de um atentado frustrado contra um vigilante da universidade regional.

Depois de ter matado e ferido vários jornalistas nos últimos meses, ETA abateu esta quinta-feira a tiros o diretor financeiro de El Diario Basco em San Sebastián, capital da província basca de Guipúzcoa (Norte).

Santiago Oleaga Elejabarrieta, 54 anos, teve morte imediata ao ser atingido por três tiros às 8h30 locais no estacionamento do hospital Matía, no bairro El Antiguo de San Sebastián.

Uma hora mais tarde, um carro explodiu no bairro de Intxaurrondo, no outro extremo da cidade. Segundo a polícia, foi o veículo utilizado pelos assassinos, que assim tentaram apagar as marcas do crime, como normalmente fazem os membros da ETA.

Empregado há 25 anos no jornal basco, Santiago Oleaga, pai de dois filhos, é a oitava vítima atribuída a ETA desde o início do ano e a 31ª desde que rompeu efetivamente sua trégua em janeiro de 2000.

O Diario Basco pertence ao Grupo Correio, um grupo de comunicação de importância nacional, sem caráter nacionalista, que em várias ocasiões foi objeto de atentados frustrados da ETA.

Nesta quarta-feira, confirmando a ampliação do campo de ação da ETA, uma bomba foi colocada sob o assento do carro de um vigilante da Universidade do País Basco de Bilbao, mas o sistema de ativação não funcionou, embora o carro tenha percorrido vários quilômetros.

A Universidade é um dos redutos dos jovens independentistas bascos, que apóiam a luta da ETA e vários professores já foram objeto de atentados.

Entretanto, é a primeira vez que um simples vigilante sem responsabilidade política ou educacional é alvo direto da ETA, em luta armada desde 1968 para conseguir a independência de Euskal Herria, a Pátria Basca, que, segundo eles, inclui o País Basco espanhol, o País Basco francês e a região espanhola de Navarra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;