Internacional Titulo
Coréia do Norte: Coréia do Sul invade território marítimo
Da AFP
03/06/2003 | 08:19
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte afirmou nesta terça-feira que unidades da Marinha sul-coreana entraram em várias ocasiões em suas águas territoriais no Mar do Japão para provocar incidentes marítimos, lembrando um confronto naval que provocou seis mortes há um ano.

A agência oficial KCNA, citando um porta-voz da Marinha norte-coreana, acusou a Coréia do Sul de querer provocar um confronto e de fazer recair a responsabilidade em Pyongyang, dando um pretexto para um ataque americano contra a Coréia do Norte.

Pyongyang afirma que Washington prepara um ataque militar para enfrentar a crise suscitada por afirmações americanas realizadas em outubro de 2002, segundo as quais a Coréia do Norte reconheceu que continuava seu programa nuclear em violação dos acordos de 1994 que o suspendiam.

A declaração foi dada dois dias depois da Marinha sul-coreana ter feito disparos de advertência contra navios de pesca norte-coreanos acusados por Seul de ultrapassar a fronteira marítima e de ter entrado em águas territoriais da Coréia do Sul.

Este incidente é o último de uma série de violações registradas pela Coréia do Sul relativas á Linha de Limites Norte (NLL), que constitui a fronteira marítima.

O porta-voz citado pela KCNA negou as acusações sul-coreanas sobre violações da parte dos navios da Coréia do Norte e emitiu um protesto contra os disparos de advertência que "põem nervosos" os soldados norte-coreanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;