Cultura & Lazer Titulo
Cena Política: Gafes políticas
Kléber Werneck
Do Diário do Grande ABC
04/01/2005 | 12:51
Compartilhar notícia


Marquinho Tortorello chamou atenção na primeira reunião do secretariado do prefeito de São Paulo, José Serra. Mas não foi destaque positivo. Apesar de não ser mais deputado estadual, Marquinho chegou ao encontro do secretariado dirigindo o carro oficial da Assembléia Legislativa, de placa AL-75. Reeleito em 2002, ele ocupava uma cadeira no Legislativo pelo PPS. De camisa de mangas curtas, Marquinho destoou dos demais secretários. Nem foi reconhecido pelos repórteres que aguardavam o fim da reunião. “Quando os secretários começam a sair?”, perguntou um repórter a Marquinho Tortorello. “Ele é secretário”, respondeu seu assessor.

“Venceu a dignidade.”

Raimundo Salles, secretário de Comunicação de São Bernardo, ao comentar a vitória do vereador Luiz Zacarias (PL) na disputa pela presidência da Câmara de Santo André.

1 - A Câmara de Diadema deve ser a primeira a iniciar os trabalhos em 2005, depois da escolha das mesas diretoras em toda a região. Os parlamentares têm até amanhã para marcar a data da sessão onde serão votados dois projetos: sobre o aumento de 10% para o funcionalismo público – prometido pelo prefeito José de Filippi Júnior no dia da posse – e as dotações orçamentárias para as quatro novas secretarias: Abastecimento, Transporte, Cultura e Esporte.

2 - O vereador de São Bernardo, Névio Carlone (PSB), o Névio da Estância, optou pelo estilo country para compor o visual no dia da posse, combinando o sisudo terno com chapéu branco de boiadeiro. Acessório que manteve na cabeça durante toda a cerimônia, incluse durante a execução do Hino Nacional. Alguns convidados de Névio foram tão fiéis ao figurino que esperaram o vereador fora do prédio montados em cavalos devidamente enfeitados.

3 - O novato Cleson Alves de Souza (PT) surpreendeu ao contrariar a orientação partidária e votar a favor da chapa tucano-petebista que emplacou a Mesa Diretora da Câmara de Rio Grande da Serra. Enquanto os outros dois petistas votaram contra a chapa única – em protesto por não poderem disputar o cargo –, Cleson se absteve de fazer oposição. A atitude também foi estratégica, já que ele sinaliza a intenção de disputar a presidência daqui a dois anos. “Não quis criar atrito. Posso precisar do voto deles no futuro.”

Pinga Fogo

Demitido
Ontem, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), excluiu do quadro servidores uma pessoa que simbolizava o estilo de Tortorello. Não se trata de nenhum secretário ou funcionário influente. Auricchio demitiu Florisvaldo Rocha, mordomo do ex-prefeito. James, como era conhecido, serviu Tortorello durante 19 anos.

Sustento
Na posse dos vereadores e do prefeito José de Filippi Júnior, em Diadema, Eliete Menezes disse que será sustentada pelo marido: Gilson Menezes. Eliete alegou, em tom de brincadeira, que nos últimos anos foi ela quem bancou a casa, já que Gilson não conseguiu se reeleger prefeito. Gilson será secretário de Cultura.

Balão de ensaio

Acordos de campanha
A vitória de Luiz Zacarias (foto) na disputa pela Presidência da Câmara de Santo André já teria sido acertada entre o PT e o grupo do liberal logo após as eleições. O inusitado acordo, já que Zacarias foi crítico feroz do governo petista nos últimos oito anos e apoiava o candidato da Frente Andreense Newton Brandão (PL), teria sido costurada pelo secretário de Comunicação de São Bernardo, Raymundo Salles, que é presidente do PL em Santo André. Portanto, o PT apenas cumpriu um acordo de campanha ao apoiar Zacarias.

Almoço amigável
O prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB) e o prefeito-tampão de Mauá, Diniz Lopes (PL/foto) vão almoçar juntos hoje. “O Dib acabou de me ligar me convidando para almoçar. E colocando-se à disposição. Fico contente, porque o Dib é uma liderança regional.”, conta Diniz. E o prefeito tampão ressalta outro apoio a seu mandato.“O Valdemar Costa Neto (presidente nacional do PL) me ligou. Ele será o grande elo entre o nosso governo e o governo federal. E disse que o vice-presidente José Alencar (PL) está à disposição.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;