Internacional Titulo
Rebelião em centro de detenção no Iraque acaba com quatro mortos
Da AFP
01/02/2005 | 08:13
Compartilhar notícia


Uma rebelião no em Camp Bucca, centro de detenção controlado pelo exército dos Estados Unidos ao sul do Iraque, resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras seis feridas. De acordo com um comunicado militar, divulgado na segunda-feira, o motim teve início depois das revistas de rotina para encontrar objetos que teriam entrado como contrabando em um dos dez complexos do centro de detenção. "A rebelião se estendeu rapidamente a outros complexos. Os detentos atiravam pedras e se armaram com objetos fabricados com materiais encontrados no local", diz a nota.

O exército norte-americano explica que depois das tentativas de solucionar a crise com advertências verbais e o uso de força não letal, os guardas atacaram os presos rebeldes para reprimir a rebelião. O comunicado destaca que uma investigação foi iniciada para apurar as causas do problema e o uso de força que provocou as mortes.

O exército dos Estados Unidos afirma ter sob seu controle sete mil pessoas por razões de segurança, das quais 4,7 mil em Camp Bucca, perto do porto de Um Qasr na fronteira com o Kuwait, e 2,3 mil em Abu Ghraib, a oeste de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;