Palavra do Leitor Titulo
Santo André, o 2º turno e a internet

Santo André está no segundo turno das eleições para prefeito...

Dgabc
25/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Santo André está no segundo turno das eleições para prefeito. Disputa acirrada vista até o dia da votação, domingo. É a hora de conseguir apoio dos derrotados no primeiro turno e de conquistar o eleitor. É a hora de investir na internet. Carlos Grana teve 42,85% dos votos válidos, em virada até certo ponto surpreendente contra Aidan Ravin, que recebeu 37,23% dos sufrágios. Cenário inicial, que muito será alterado, beneficiando um ou outro candidato. Este ano marca a influência mais incisiva de eleitor renovado, do chamado neoeleitor. É a pessoa que está on-line 24 horas por dia, ligada em tudo o que é noticiado.

O neoeleitor é também o cidadão que deixou de ser convencido apenas por propaganda eleitoral e que abomina a distribuição de santinhos e a fixação de faixas, banners e cavaletes. É nesse eleitor que o candidato que deseja sucesso deve apostar. Esse novo eleitor tem outra característica essencial. Ele muda conforme a emoção. E hoje a internet chega às residências e ao trabalho como nunca chegou. O neoeleitor é moderno, digital e com voz que não possuía. E, se for convencido, acredita em nova proposta. Muitos militantes cometeram excessos graves durante o primeiro turno em Santo André. Os internautas militantes foram intolerantes com opiniões contrárias. Não é essa posição, claro, que muda voto. É, acreditem candidatos, a conversa com o eleitor que traz resultado, mesmo que esta conversa seja via web.

Carlos Grana teve sua campanha alavancada após os esforços do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terem surtido efeito. O Partido dos Trabalhadores apostou no candidato e isso garantiu a participação dele no segundo turno. Mas não foi só isso. Aidan Ravin menosprezou a troca de informações na internet. Foi nítido o crescimento nas redes sociais de Carlos Grana. Sua campanha optou por focar no Facebook, mas de maneira profissional, convidando o internauta para conversar. Deu certo.

É clara a possibilidade de Aidan Ravin retomar a dianteira na disputa. Porém, o tempo é curto. E aparentemente ele não se preocupou em profissionalizar seu time de internet. Tanto o Facebook quanto o Twitter do candidato estão desatualizados e não têm tido bom retorno dos eleitores. O neoeleitor busca relacionamento. Será que as ferramentas de internet serão bem utilizadas neste segundo turno? O eleitor vai responder.

Gabriel Rossi é estrategista de marketing digital.

PALAVRA DO LEITOR

Omissão

Referente à carta do leitor Ailton Gomes (Foras da lei, dia 15), digo que o mesmo ocorre com os bancos. Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central determina que todos os bancos devem disponibilizar aos seus clientes, até 28 de fevereiro de cada ano, extrato consolidado discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, no mínimo. Mas isso não ocorre! O BC é omisso na fiscalização para fazer cumprir sua determinação sem que o consumidor precise ficar reclamando. Falta autoridade pública a favor dos consumidores.

Charles França, São Bernardo

Administração

Nas eleições anteriores a presidente da República, um certo cumpanheru quase não foi eleito, mas em Santo André houve uma virada interessante! Lá em Brasília, com grande aprovação, a reeleição do mesmo também foi interessante, ou realmente fez boa administração ou por ser farinha do mesmo saco se deu bem. Agora, em Santo André é quase certa a vitória do PT. Gostaria que esse também se desse bem, pois assim o povo sairá ganhando.

Breno Reginaldo Silva, Santo andré

Hollywood 2

A Secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo se propôs a fiscalizar a bagunça na Rua São Paulo, atrás do Ginásio Poliesportivo, no Jardim Hollywood 2, em São Bernardo, mas até agora nada. O problema continua acontecendo todos os fins de semana, e durante alguns dias da semana também. Como será que a Prefeitura vai fiscalizar um espaço desses à noite? Minha proposta é de fechamento do acesso ao local. Não aguentamos mais o som desse pessoal. Tomem alguma providência!

Maria Carmen Villanueva Monteiro, São Bernardo

Baderneiros

Ficamos perplexos com as atitudes do pessoal do PT! Realmente é um bando de desordeiros! Como querem administrar Santo André se o seu pessoal tem essas atitudes de vandalismo? Como seu candidato, despreparado, foi mal, muito mal no debate do Diário (dia 22), resolveram quebrar e cortar com estilete todas as placas de propaganda de Aidan. Maldade brutal de pessoas despreparadas, alucinadas, desses vermelhinhos do mal. Com essa atitude, mais rejeição esse candidato forasteiro terá dos moradores de Santo André! Fora, desordeiros!

Antônio Carlos de Souza, Santo André

Vidraçaria

Parabenizo este Diário pela reportagem sobre a vidraçaria em São Caetano (Setecidades, ontem), pois também fui vítima! Após muito chorar e implorar para receber meu pedido, no valor de R$ 5.000 e pagamento à vista, consegui que me entregassem malfeito, com defeitos na montagem e na coloração das janelas. Tive que contratar outra empresa para terminar o serviço e ainda refazer o que tinha de errado. Paguei mais R$ 1.200. O dono da primeira disse que iria me ressarcir, já que não conseguiu cumprir o combinado, porém nunca recebi. Desisti também de entrar na Justiça, pois as brigas diárias e os desgastes emocionais que tive com eles foram tão grandes que até hoje chateio-me até em passar na porta.

Erika De Castro, São Caetano

Falar mais o quê?

Alguém tinha alguma dúvida de que a Comissão de Ética iria arquivar os dois processos que corriam contra o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel? Ainda mais com meio mundo do PT sendo condenado pelo STF. Só rindo mesmo!

José Marques, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;