Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que a Torre de Pisa é torta?

Inclinação do prédio italiano evoluiu com o tempo e, atualmente, chega a 3,97 graus ao Sul

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/02/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Pixabay


A Torre de Pisa não foi construída torta de propósito. Ao longo dos 177 anos para que o projeto fosse concluído, uma pequena inclinação ainda na primeira fase de seu levantamento foi percebida. O terreno no qual estava sendo erguida se mostrou muito instável e pouco firme para aguentar o peso previsto. Ele começou a ceder aos poucos, com longo espaço de tempo sendo necessário para que o solo se estabilizasse e se mostrasse forte o bastante para que o imóvel não desmoronasse. Claro que a inclinação cresceu em meio à construção, mas ela é avaliada como segura para receber visitantes e ainda chama a atenção depois de tantos séculos.

Tudo começou em 1173, com o projeto tendo arquitetura inicial liderada por Bonanno Pisano. Trata-se de um campanário, ou seja, um prédio pensado para abrigar sinos. Funciona como um complemento da catedral da cidade de Pisa, localizada na região chamada de Toscana, na Itália. Ela fica em espaço conhecido como Praça dos Milagres.

Na construção de seu terceiro andar, em 1778, a torre deu sua primeira inclinada, de aproximadamente cinco centímetros para Sudeste. Percebeu-se que o terreno era solo de fundação mal consolidado, com o afundamento atrasando todo o processo. Depois de 100 anos, outro arquiteto retomou a construção e buscou compensar a inclinação existente ao subir mais quatro andares na vertical, mas não houve a nivelação esperada. A terceira e última etapa aconteceu em 1372, já contando que o prédio seria levemente torto, porém, sólido para aguentar.

Conforme os séculos passaram, o terreno se estabilizou cada vez mais e a ‘caída’ da torre desacelerou. Acredita-se que a presença de pesadas peças de mármore ajudaram para que ficasse em pé. Os números oficiais mostram que ela tem 55,86 metros de altura, peso aproximado de 14,7 toneladas e inclinação de 3,97 graus ao Sul, com isso representando 3,9 metros na vertical. Diversas reformas especiais ocorreram para que o prédio ficasse o mais seguro possível.

A construção não é a única torre torta do mundo. Ainda na Itália, a chamada Torre Bêbada, na cidade de Burano, é diferenciada. A Torra Inclinada de Nevyansk, na Rússia, é ponto turístico no país. Segundo o Guinness Book, a que tem maior inclinação é a Torre de Suurhusen, na Alemanha, que possui 27 metros de altura e alteração que chega a 5,19 metros. Pesquisar na internet sobre elas mostra o quão chamativas podem ser. 

Consultoria de Juliana Pereira Bueno Umbelino, professora de história e filosofia da unidade Mauá do Colégio Adventista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;