Cultura & Lazer Titulo
Estrelas da música no cinema
Ângela Correa
Do Diário do Grande ABC
12/12/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Que Roberto e Erasmo Carlos têm muitos filmes no currículo, muita gente sabe. Mas raros conhecem a carreira que Gretchen (ainda integrante do grupo As Melindrosas), Sidney Magal, Milionário e José Rico e o cantor gaúcho Teixeirinha (1927-1985), entre outros, desenvolveram em longas-metragens de ficção. A mostra Cinema de Estrelas, que abre nesta quarta-feira no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo, exibe a preços populares as aventuras cinematográficas desses e de outros músicos, sucesso nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

O curador, Daniel Caetano, diz que os musicais do tipo começaram após o sucesso de Os Reis do Iê-Iê-Iê (1964) e Help (1966), em que os Beatles faziam personagens homônimos, mas de tom longe do documental. “Virou febre. Principalmente entre os artistas de apelo popular. Mas muitas cópias se perderam e os filmes só existem em negativo”, diz.

Apesar de peculiares, as produções revelam talentos dramatúrgicos, diz o curador. “Gosto muito do Roberto Carlos, mas o Erasmo é ainda melhor como ator. Porém, a minha grande surpresa foi a dupla Milionário e José Rico. Eles foram excelentes”.

A maioria dos filmes é em 35 mm. Em DVD entram as duas produções de Milionário e José Rico, Estrada da Vida (1980), dirigido por Nelson Pereira dos Santos, e Sonhei com Você (1988), além de Obrigado a Matar (1964), com Tonico e Tinoco. Gilberto Gil, Antonio Marcos, Marcio Greyck, Tião Carreiro e Pardinho e Agnaldo Rayol completam o time de astros.

Cinema de Estrelas – Mostra de filmes. Desta quarta-feira ao dia 23. No Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 0800 729 0001. Ingr.: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis para exibição em DVD. Site www.bb.com.br/cultura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;