Memória Titulo
Andreenses da Turma da Esquina e Napolitano
Por Ademir Medici
26/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Vilas Flaquer (depois incorporada pelo bairro da Glória), Alzira, Assunção e Santa Tereza nascem entre o início dos anos 1910 e fim dos anos 1920. Atenção, pesquisadores: vislumbramos vários centenários urbanos no velho bairro Ipiranguinha, este do fim do século 19.

Ah, esses andreenses. São vários grupos. Eles se organizam, se reúnem, constroem sua história. É o caso da Turma da Esquina e Napolitano, que neste mês realizou o seu 11º encontro, conforme registra a foto.

O porta-voz – e um dos organizadores – é o engenheiro e memorialista Alcínio Cranchi. Ele conta:

Faço o possível para apresentar no nosso encontro, informações atualizadas, quanto a endereços, telefones, e-mails etc, dos membros da Turma.

Quando falece um de nós, o homenageio com sua biografia – é o mínimo que podemos fazer pelo amigo – e familiares.

Temos 96 amigos cadastrados, sendo sete ainda não localizados, e 25 falecidos (aproximadamente 25% dos membros da turma).

A TURMA

Nos anos 1960 – e um pouco menos, um pouco mais – estes moços focalizados eram vizinhos e amigos da Vila Assunção e arredores. Reuniam-se nas esquinas do bairro. Um ponto referencial era o Restaurante e Pizzaria Napolitano – da Rua Coronel Alfredo Flaquer, hoje incluída no complexo Perimetral.

O restaurante sobreviveu à Era da Perimetral, mas depois precisou encerrar atividades. Um dos proprietários, saudoso, presenteou esta página Memória com um dos últimos cardápios da casa, luxuoso, capa em couro. Repassamos tal relíquia ao Museu Octaviano Gaiarsa.

(Da Turma faz parte Giancarlo Gasparoni, filho do saudoso Mario Gasparoni, um dos proprietários do antigo Restaurante Napolitano).

Pois bem, uma das esquinas das reuniões dos meninos andreenses no passado e o Napolitano hoje dão nome à turma que se reúne e mantém viva a memória desta área tão significativa da cidade de Santo André, cujos loteamentos originais aproximam-se do seu primeiro centenário.

O ENGENHEIRO

O ano de 2016 ficará na história pessoal de Alcinio Cranchi. É o ano da sua aposentadoria. Ele fez história no quadro de servidores do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia municipal.

Durante mais de 35 anos Alcinio trabalhou no Semasa. Foi seu primeiro emprego como engenheiro, logo após se formar em 1975, permanecendo no órgão até o fim de 1976. Retornou em 1983, ali permanecendo até 15 de dezembro último. Ocupava o cargo de gerente de apoio técnico.

Em 26 de dezembro de...

1891 – Cúria da Diocese de São Paulo expede provisão para a construção de uma capela na Linha dos Meninos, o que seria providenciado pelos irmãos Piagentini, Tomaso, Romualdo e Adelfo.

Os três irmãos dariam ao local o nome de São João da Bela Vista, que é o atual núcleo central de Rudge Ramos, em São Bernardo, o Largo São João Batista.

Fonte: Wanderley dos Santos

Nota – No local da capelinha história há hoje um monumento que lembra a sua exata localização

1916 – Preso na Estação Rio Grande (da Serra) Joaquim Francisco. Seis anos antes, em Jaguari, Minas Gerais, ele havia incendiado a casa de Escolástica Casalho, matando-a. Joaquim foi levado para a Polícia Central, em São Paulo, de onde deveria ser escoltado para Minas Gerais.

1976 – Falece João Nicolau Braido, o Paraná, de São Caetano. Craque do São Caetano campeão do Interior de 1929, integrante da Sociedade Beneficente Príncipe Di Napoli, industrial e pai do prefeito Walter Braido.

1981 – Basquete feminino mirim da Associação dos Funcionários de São Bernardo é bicampeão estadual, ao vencer o Santa Maria por 67 a 61.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 25 de dezembro de 1986

Editorial – Apesar de tudo, o Natal (apesar da derrocada do Plano Cruzado).

São Caetano – Paralisadas obras do Buracão da Cerâmica.

Nota – Hoje sede do Poder Executivo em São Caetano, este espaço do bairro Cerâmica foi de fundamental importância para a extração de matéria-prima da Cerâmica São Caetano. Depois, foram vários os episódios e projetos envolvendo o local, até a opção pela construção da atual sede da Prefeitura local.

Polícia – Agência do Bradesco roubada duas vezes em 30 dias.

Santos do Dia

Santo Estevão viveu no século 1. Foi o primeiro mártir da história do cristianismo. Judeu. Morava em Jerusalém. Foi um dos sete diáconos encarregados pelos apóstolos de assistirem aos necessitados. O seu martírio assinala a ruptura entre cristianismo e judaísmo.

Arquelau n Vivência Lopes

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 26 de dezembro:

No Rio Grande do Sul, Anta Gorda, Ilópolis, Mostardas, Putinga e Ronda Alta.

Na Paraíba, Cachoeira dos Índios, Cuitegi, Mãe d’Água, Malta e São José de Espinharas.

No Paraná, Cruzeiro do Sul.

No Rio Grande do Norte, Francisco Dantas e Taboleiro Grande.

Em Minas Gerais, Heliodora.

No Maranhão, Joselândia, Luís Domingues e São Mateus do Maranhão.

No Mato Grosso, Nova Lacerda.

No Piauí, Oeiras.

No Pará, Oeiras do Pará e São Domingos do Araguaia.

No Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;