Setecidades Titulo
Cinco casas são interditadas em São Bernardo
Tatiane Moreno
Especial para o Diário
29/01/2005 | 16:11
Compartilhar notícia


São Bernardo registrou novamente deslizamentos de terra em decorrência das chuvas. Desta vez, cinco casas de alvenaria da rua Serra de Santa Maria, no Jardim Cantareira, foram interditadas na manhã de sexta-feira pela Defesa Civil.

“O barranco já estava cedendo há dias. Na quinta-feira só entrei em casa para tomar banho. Cheguei a ligar para a Prefeitura pedindo uma providência, mas falaram que só poderiam remover a terra quando o tempo melhorasse”, afirma o diretor sindical João Leandro Monteiro, 48 anos. A casa dele foi a mais atingida.

A dona de casa Matilde Martins da Silva Mendonça, 46 anos, disse ter levado um susto ao sair no portão na manhã de sexta e ver a calçada tomada pela terra que desceu do morro. “Tenho quatro filhos e não temos para onde ir. Estou esperando meu marido chegar do trabalho para ver o que vamos fazer, apesar de ninguém ter pedido para que eu saia de casa.” No mesmo quintal de Matilde moram outras seis pessoas, entre elas quatro crianças. “A mulher do meu primo teve bebê nesta semana. Eles também não tem para onde ir com os filhos”, diz a dona de casa.

Os moradores acusam a Prefeitura de descaso. “Esse loteamento não é totalmente irregular. Pagamos impostos e taxas. Faz anos que brigamos por um muro de arrimo, mas a Defesa Civil só aparece quando acontece algum desastre”, lamenta o pintor Natanael Ferreira Barbosa, 35 anos.

Em nota oficial, a Prefeitura afirma que o Jardim Cantareira é um loteamento construído em área protegida pela lei de manancias e por essa razão está dentro do Plano Emergencial que prevê a recuperação de áreas ambientais. Ainda de acordo com o comunicado, moradores de duas casas foram orientados a deixar as residências e as demais pessoas não devem passar a noite no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;