Cultura & Lazer Titulo
Telecine Classic exibe Rosselini e a evolução do cinema
Das Agências
20/05/2001 | 18:03
Compartilhar notícia


Desta segunda a domingo, sempre às 22h, o Telecine Classic (Net/Sky) exibe o Ciclo Roberto Rosselini. São sete filmes do diretor italiano que remodelou a linguagem cinematográfica: Roma, Cidade Aberta (nesta segunda), Paisà (terça), Alemanha, Ano Zero (quarta), Stromboli (quinta), Viagem pela Itália (sexta), O Medo (sábado) e Joana D’Arc de Rossellini (domingo).

A arte de Rossellini evoluiu por trilogias. Ele começou com uma trilogia fascista (La Nave Bianca, Un Piloto Ritorna e L’Uomo della Croce), evoluiu para o antifascismo por meio de outra trilogia dedicada à guerra (Roma, Cidade Aberta, Paisà e Ano Zero). Com Cidade Aberta, impôs o neo-realismo, a escola de cinema que surgiu na Itália devastada na guerra, quando o país olhou para dentro de si mesmo, à espera de um renascimento. Um cinema tratando dos temas sociais decorrentes da destruição provocada pelo conflito bélico.

Ingrid Bergman, a maior estrela de Hollywood na época, declarou-se siderada por Roma, Cidade Aberta. Queria filmar com ele. O diretor transformou a deusa de Hollywood numa mulher comum e fez com ela Stromboli, o primeiro de seis filmes. Os críticos acusaram-no de ingressar num ciclo de dramas psicológicos burgueses.

Prosseguindo com a linha evolutiva do seu cinema, Rossellini chegou em Viagem pela Itália. Prescindiu do roteiro como base de sua dramaturgia e, assim, colocou-se contra Hollywood. Preferia inventar o filme com os atores no próprio set de filmagem.

Foi um grande amante. Teve a fase Anna Magnani, a fase Ingrid Bergman. Em 1958, esteve no Brasil, para um projeto nunca concretizado. Queria filmar Josué de Castro, A Geografia da Fome. Para Rossellini, o cinema tinha de ter compromisso com o homem, não com a forma, o que não o impediu de revolucionar a estética cinematográfica, implodindo a narrativa tradicional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;