Política Titulo
Lula pede que ‘martistas’ dêem trégua a José Serra
Por
08/01/2005 | 16:39
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mais aborrecido do que parece com o grupo político da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Se dependesse dele, o PT paulistano – controlado pelos “martistas” – daria uma trégua de no mínimo seis meses para o prefeito José Serra (PSDB) na Câmara de São Paulo. Além de não ver vantagem em antecipar para este ano o debate sobre a reeleição, em 2006, Lula acha que um partido que deixa o governo, como o PT em São Paulo, não pode partir para a oposição pura e simples.

Vários interesses estão em jogo, a partir de agora, na relação entre o PT e o PSDB. O mais imediato é a presidência da Câmara dos Deputados, em Brasília – assunto praticamente resolvido. Mas o que mais preocupa o Planalto é a devassa na gestão de Marta. Oficialmente, ministros do PT dizem não haver problema, mas, na prática, acham que eventuais irregularidades podem respingar na imagem do partido e do governo federal justamente no ano que antecede a disputa presidencial.

Em conversas reservadas, integrantes do governo afirmam que a situação financeira de São Paulo é de terra arrasada. Pior: não poupam Marta e seu grupo de parte da responsabilidade pela penúria da capital. Lula ficou especialmente irritado com a atitude dos vereadores petistas, que não acataram as recomendações do presidente do PT, José Genoino – porta-voz das ordens do Planalto –, e, desrespeitando o critério da proporcionalidade, apoiaram o dissidente tucano Roberto Tripoli para o comando da Câmara Municipal. Lula defendia o aval a Ricardo Montoro, candidato de Serra.

Em Brasília, os tucanos ameaçaram dar o troco, mas recuaram e decidiram apoiar o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para a presidência da Câmara, aliviando o esperado clima de revanchismo. A Serra também não interessa o confronto com o governo federal. Não sem motivo: o prefeito espera mais ajuda do Planalto para renegociar prazos da dívida paulistana e pisa em ovos. Foi só por isso que recuou nos ataques a Marta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;