D+ Titulo Velocidade
Com 15 anos, Victor arrasa em Interlagos
Por Caroline Ropero
Especial para o Diário
22/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Victor Franzoni, 15 anos, ainda não tem carteira de motorista, mas já é fera nas pistas. Ao ganhar a segunda etapa da Fórmula Futuro, tornou-se o mais jovem vencedor de uma corrida de campeonato brasileiro, realizada em autódromo. No entanto, buscar o pódio dessa competição é só o começo. "Meu sonho é a F-1." E o caminho é este. A Fórmula Futuro funciona como uma espécie de vestibular para a categoria máxima do automobilismo. O vencedor da temporada ganha estágio na Academia da Ferrari, na Itália.

A rotina de Victor é voltada à realização do seu sonho. De manhã, vai para o colégio, em Santo André, à tarde divide o tempo entre academia de ginástica, aulas de italiano e treino. "Preciso ter bom preparo físico porque o carro é muito pesado e exige esforço. Se não desenvolver a musculatura, não consigo completar a prova."

Como o inglês ele já domina, o italiano vai ajudá-lo na carreira de piloto na Europa, onde o automobilismo é muito reconhecido. No fim de semana também não tem moleza: treina kart. "Tem de ser dedicado. Não dá para ir à balada. Tenho de treinar, porque é o que eu quero na minha vida." A inspiração vem dos pilotos preferidos. "Gosto do estilo de Kamui Kobayashi e Felipe Massa, que são agressivos na pista. Tento fazer como eles."

A família sempre o apoiou. Começou a correr com 4 anos com o pai. Agora, ele e a mãe acompanham os treinos e dizem o que ele precisa melhorar. O resultado da prova foi uma surpresa para Victor. "Por ser minha primeira corrida em Fórmula, não esperava vencer. A emoção é grande."

A Fórmula Futuro começou no ano passado e é direcionada a iniciantes, que saem do kart e querem competir em autódromos. É preciso ter entre 15 e 18 anos e carteira de piloto da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os participantes recebem instruções e aprendem técnicas de pilotagem. O custo é alto, cerca de R$ 200 mil por temporada. "Só consigo correr, porque tenho patrocinador e desconto porque fui campeão de kart."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;