Setecidades Titulo Concurso
Admitir dependência é a primeira etapa para vencer alcoolismo

Estudantes da EE Profº Mario Leandro escreveram ontem suas redações

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
23/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Começar a beber é fácil. Pode ser em roda de amigos, em festas ou até em casa. Mas reconhecer o vício e ter vontade de parar são os dois passos mais difíceis na luta contra a bebida, segundo os estudantes de Ribeirão Pires que participaram ontem da sexta edição do Desafio de Redação.

No caso dos jovens, contar para os pais quando eles ainda não sabem do problema é o mais complicado. "Dá medo de levar bronca, ficar de castigo ou até mesmo ser expulso de casa", disse Lucas Henrique dos Anjos Silva, 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da EE Profº Mario Leandro.

Os adolescentes também receiam que os próprios pais possam ter vergonha deles, em razão do vício. "Pensam que o problema não vai ser bem aceito em casa, que todos os conhecidos vão comentar ou que os amigos não entenderão", disse Nicole Signorelli Souza, 15.

Os estudantes têm uma amiga em comum, de 17 anos, que começou a beber aos 13, pela influência de amigos e do namorado na época. "Ela não se dá bem com os pais e faz de tudo para chamar a atenção. Começou a beber para mostrar que era rebelde. E não pensa em se tratar", disse Nicole.

TORCIDA 

Na EE João Roncon, também na cidade, o clima dos que fizeram a prova foi de expectativa para saber o resultado, já que a escola é bicampeã das torcidas mais animadas. "Se vamos para a premiação é porque alguém ganhou, e fica aquela apreensão para descobrir quem foi", afirmou Scarlate Alves, 16, do 2º ano.

Para a coordenadora Maria Helena Silva Betega, o comportamento e a "bagunça organizada" fazem a diferença. "Eles sabem a hora que precisam fazer barulho e também quando se deve fazer silêncio."

Em 2010, o prêmio de R$ 5.000 do concurso foi investido em câmeras de segurança e automatização do portão da escola, entre outras melhorias. "Somos muito incentivados e preparados para o desafio. Não vamos para ganhar por ganância, mas se for merecido, será bem recebido", afirmou Ingrid Raposo, 17, do 3º ano.

A premiação está marcada para o dia 21 de novembro. O autor da melhor redação ganha bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora do concurso. A iniciativa tem parceria do governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;