Política Titulo
Referendo: índice de presença na região superou os 80%
Do Diário do Grande ABC
24/10/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


O comparecimento às urnas na região foi alto: 1,480 milhão de eleitores votaram nas sete cidades, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, que não apurou a abstenção oficial. São Caetano teve o maior índice de presença, com 85% e Santo André o menor, 81%. Não houve nenhum registro de ocorrência nas zonas eleitorais em todo o Grande ABC.

A estrutura montada para votação do referendo pelos 24 cartórios do Grande ABC funcionou em toda região. Das 3.693 urnas distribuídas, apenas 24 tiveram de ser trocadas por problemas técnicos, ou seja, 0,64%.

A vistoria nos locais de votação, que começou na sexta-feira, permitiu que os eleitores pudessem votar rapidamente, média de 28 minutos. Com havia urnas reservas, não foi preciso que nenhum eleitor votasse manual. "O que certamente demoraria mais tempo", disse a chefe do 156º cartório de Santo André, Marli Redigulo. Nesse cartório, segundo ela, a apuração foi tranqüila e rápida e já, às 20 horas, foi divulgada.

Segundo o chefe do 284º cartório de São Bernardo, Clorivaldo Massini, responsável por 11 escolas do município, o que faltou mesmo foi eleitor. "Não tivemos quase fila", disse. Segundo ele, a falta de problemas também resultou em uma apuração rápida nos cartórios, já que cada um teve de enviar os números ao TRE.

Foi grande a procura por justificativas nos cartórios da região. Segundo funcionários, as filas para preencher o formulário chegaram a ser maiores do que as da votação. Até o fechamento desta edição, os cartórios não haviam contabilizado o número de formulários entregues em todas as seções. O total só será divulgado nesta segunda-feira.

Ocorrências – O clima de tranqüilidade tomou conta não só da região, mas também de toda grande São Paulo. Segundo o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Álvaro Lazzarini, a votação transcorreu de forma tranqüila. "Não tivemos relatos sobre ocorrências significativas, sejam de ordem eleitoral ou secundárias", disse.

Além disso, a necessidade de troca de urnas foi pequena. "Foi abaixo de 1%. Os números eram esperados e ficaram dentro das expectativas da Justiça Eleitoral", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;