Internacional Titulo
Povoado das ilhas Fiji se desculpa por comer missionário
Da AFP
14/10/2003 | 10:56
Compartilhar notícia


Um povoado das ilhas Fiji vai apresentar no próximo mês um pedido oficial de desculpas por ter comido, há 136 anos, um missionário inglês que havia ousado tocar a cabeça do chefe da comunidade, informou esta terça-feira a imprensa local.

O reverendo Thomas Baker, da sociedade de missionários de Londres, morreu nas mãos dos Navatusila no dia 21 de julho de 1867. O sacerdote havia retirado um pente do cabelo do chefe do povoado.

Entre os Navatusila, é rigorosamente proibido tocar a cabeça do chefe. Por violar esse tabu, Baker foi cozinhado e devorado, convertendo-se na primeira e única vítima do canibalismo dos habitantes das ilhas, que já foram chamadas de "Ilhas Canibais".

Em um relato da época, uma testemunha contava: "Nós o comemos todinho, só não devoramos as botas". Aliás, uma das botas é atualmente exibida em um museu das ilhas Fiji.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;