Nacional Titulo
Greenhalgh: Judiciário não pode impedir visita da ONU ao STF
Por Do Diário OnLine
Com Agências
17/10/2003 | 11:59
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), afirmou nesta sexta-feira que nenhuma pessoa pode ser impedida de entrar no prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele respondia às declarações do presidente do tribunal, Maurício Corrêa, que prometeu impedir a entrada de um inspetor da Organização das Nações Unidas (ONU) no prédio.

"Essa declaração do presidente do STF não contribui para nada. Nem o tom do ministro Maurício Corrêa e nem a declaração daquela senhora da ONU (Asma Jahangir). Ela fez uma visita longa ao Brasil, ouviu diversas testemunhas, fez um trabalho importante. No momento em que ela saía do país, cometeu um erro, ao dizer que pediria uma auditoria da ONU no Judiciário brasileiro. Com isso, mudou o foco da visita e acabou unindo todo o Judiciário contra ela", explicou.

Em sua visita ao Brasil, a relatora da ONU para execuções sumárias pesquisou casos de violações de direitos humanos no país e se chocou com a falta de punição aos responsáveis — duas testemunhas da ação de grupos de extermínio, formados por policiais, foram assassinadas após terem conversado com ela. Os casos fizeram com que ela pedisse uma inspeção no poder Judiciário.

"A relatora da ONU foi inábil. Isso permitiu que o ministro Maurício Corrêa fizesse inclusive essa declaração estapafúrdia de que não vai permitir a entrada do representante da ONU no STF", concluiu Greenhalgh.

Com o site do PT




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;