Internacional Titulo
Walesa: Nobel da Paz 2003 'foi um grande erro'
Por Da AFP
10/10/2003 | 08:28
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel da Paz 1983, Lech Walesa, qualificou de "grande erro" a atribuição, nesta sexta-feira, da prestigiosa recompensa à militante iraniana dos direitos humanos Shirin Ebadi, estimando que quem deveria ter sido premiado era o Papa João Paulo II.

"Isto é incrível, não faz sentido", exclamou várias vezes o ex-presidente polonês em uma declaração à rede de televisão TUN 24. "Foi um grande erro, um erro maldoso", declarou Walesa, um fervoroso católico, que sempre contou com o apoio de seu conterrâneo João Paulo II.

"Não tenho nada contra esta senhora, mas ninguém tem mais méritos do que o Papa em sua luta de toda a vida pela paz no mundo. Desconheço os critérios adotados pelo Comitê, mas, sinceramente, não concordo em absoluto com eles, sejam quais forem, para tal decisão", acentuou Walesa, visivelmente irritado.

Protestar contra a escolha de nada adiantaria (a decisão é irrevogável) e "seria uma ofensa para o Papa, que está acima de todos os prêmios do mundo", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;