Cultura & Lazer Titulo
Expressividade inédita de Aldemir Martins em mostra
Por Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 04:52
Compartilhar notícia


"Rastros de um olhar para dentro. Um instante em que o artista contemplou a sua própria alma. Essa intimidade e esse encontro com sua percepção oculta estão sendo expostos". Com essas palavras, o curador Jacob Klintowitz descreve a emoção contida na mostra Anotações Visuais de Aldemir Martins, que estará aberta a visitação gratuita de hoje a 19 de novembro no Espaço Cultural Citi da Avenida Paulista, em São Paulo.

Nos 194 trabalhos apresentados, a particularidade de que a maioria é inédita. No espaço, se misturam desenhos, esboços e estudos assinados pelo cearense Aldemir Martins (1922-2006) que podem ser visualizados em pranchas e vitrines, no caso dos originais, além de plotagens.

Desenho era a base de seu trabalho, técnica que lhe garantiu status de primeiro brasileiro a conquistar Grande Prêmio de Desenho na Bienal de Veneza, em 1956. "Martins foi um dos principais artistas brasileiros do século 20, reconhecido no mundo inteiro. Os trabalhos expostos são anotações, rabiscos que ele fazia quando tinha a intuição e a percepção de uma forma. Esse momento de iluminação, ele guardava em álbuns em seu ateliê e consultava permanentemente", diz Klintowitz.

Anotações Visuais de Aldemir Martins. Exposição. No Espaço Cultural Citi. Na Avenida Paulista, 1.111, térreo, São Paulo. Tel.: 4009-3000. De hoje a 19 de novembro. Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; fins de semana e feriados, das 10h às 17h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;