Economia Titulo Temporárias
Oferta de vagas temporárias está 48,7% menor neste ano

No Grande ABC, até o momento, shoppings
abrem 507 postos; alguns não sabem se vão contratar

Por Paula Oliveira
Diário do Grande ABC
17/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Nesta época do ano tradicionalmente jovens que buscam pelo primeiro emprego, ou pessoas que querem reforçar o orçamento familiar, têm a chance de trabalhar temporariamente no comércio. Porém, no atual cenário, de crise intensa na economia, marcado por problemas como alto desemprego, consumo desacelerado e maior insegurança por parte de empresas e consumidores, o volume de oportunidades para o período foi enxugado. A expectativa é que o surgimento de vagas temporárias seja 48,7% menor em todo o País, em comparação com o ano passado. É o que aponta levantamento do BNE (Banco Nacional de Empregos), que tomou como base as vagas anunciadas por agências de trabalho temporário cadastradas no site da instituição.

Como ocorre em todos os anos, o Diário entrou em contato com os shoppings da região, e apurou, até o momento, 507 oportunidades, sendo 357 no Mauá Plaza Shopping e 150 no Shopping Praça da Moça, em Diadema. No mesmo período em 2016, a equipe de reportagem havia apurado a disponibilidade de 450 postos no Shopping Metrópole, em São Bernardo. No entanto, para efeito de comparação, em 2014 as chances totalizavam 2.100 (quatro vezes mais do que hoje) e, em 2013, 4.067 (oito vezes mais).

De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), oito em cada dez empresários não contrataram para o fim do ano nem pretendem ampliar o quadro de funcionários.

O Mauá Plaza Shopping destaca que possui 357 vagas temporárias e informa que os processos de seleção começam ainda neste mês. Segundo o complexo de compras, em algumas lojas existe a possibilidade de efetivação. “Perfil pró-ativo e bom atendimento ao público são diferenciais no momento da contratação. Quem desempenhar bom trabalho pode ir além do período de fim de ano”, explica a gerente de marketing Ariane Oliveira. Para quem deseja se candidatar a uma das vagas, é necessário entregar o currículo na administração do estabelecimento, ou diretamente na loja pretendida, sem especificar os nomes daquelas que vão contratar.

O Shopping Praça da Moça, por sua vez, afirma que dos 150 postos de trabalho disponíveis alguns deles estão na Riachuelo, TNG, Patroni Pizza e Chiquinho Sorvete, entre outras. Para se candidatar, basta entregar o currículo diretamente nas lojas ou na administração do complexo de compras. A TNG informa que, em toda a região, vai contratar 20 profissionais para suas dez lojas, entre estoquista, vendedor e caixa. É possível também se inscrever via e-mail, pelo trabalheconosco@tng.com.br e colocar no assunto o cargo pretendido.

O ParkShopping São Caetano diz que não consegue somar o volume de oportunidades do complexo, já que o processo seletivo é realizado diretamente nas lojas, pois cada uma possui política de seleção distinta e define a abertura dos postos. O shopping, porém, disponibiliza painel de vagas no piso L3 – Administração.

INDEFINIDO - O Shopping Metrópole alega que ainda não possui esses dados, e o Golden Square Shopping, da mesma cidade, aponta que as lojas ainda estão avaliando a necessidade de contratação. A expectativa é que este movimento aconteça apenas em novembro.

O São Bernardo Plaza Shopping e os andreenses Shopping ABC, Grand Plaza Shopping e o Atrium Shopping ainda não têm informações das vagas temporárias para este ano.

Confira dicas para ter mais chances

A oferta de emprego temporário, principalmente no mercado varejista, tende a aumentar sempre no segundo semestre de cada ano, quando a expectativa dos lojistas e empreendedores cresce e a vontade de compra aumenta, com as festas de fim de ano, como Natal e Ano-Novo, e de pagamentos extras, como o 13º salário e bonificações.

Neste período, porém, algumas pessoas que ocupavam os cargos temporários acabam sendo efetivados, pois a demanda do estabelecimento pode aumentar e o destaque do profissional pode chamar a atenção do empreendedor. Por isso, o portal Vagas.com.br disponibiliza algumas dicas para ter mais chances de se manter no emprego. Geralmente, os ramos que tendem a contratar mais são os de roupas, brinquedos e alimentação e , por isso mesmo, tendem a efetivar alguns dos temporários.

Antes de entregar o currículo, o portal orienta a preparar modelo especial para a ocasião. Embora algumas vezes esse tipo de emprego não exija experiência, crescem as oportunidades ao lembrar de colocar trabalhos semelhantes ao pretendido, ou que tenham sido temporários também.

Além disso, é importante sempre analisar o posto, a remuneração e os direitos como funcionário temporário antes de se candidatar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;