Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Heróis trabalhadores

Estes são instantâneos de uma oficina mecânica da Vila Pires num momento crucial da transformação econômica de Santo André. Estávamos no início da década de 1950 e a cidade se preparava para a celebração do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Quem titulou os operários da foto de heróis trabalhadores foi Aida Irene Bertone de Almeida, num intercâmbio com o blog Santo André Ontem e Hoje, da memorialista Claudia Ferreira. E Aida está certa.

Naquele tempo – por volta de 1952 – Santo André e o Grande ABC industrializavam-se e a mão de obra era gerada no chão da fábrica, sem a explosão dos cursos profissionalizantes que viriam.

Em sua maioria, os trabalhadores estavam trocando o campo pela cidade, a enxada pela graxa das indústrias automotivas. E tinham sonhos: crescer, formar famílias, se acostumarem com o urbano das novas grandes cidades que eram formadas, caso de Santo André.

A oficina em questão se chamava Mecânica Moderna e BC Estruturas. E Aida foi feliz em identificar os trabalhadores como heróis que fizeram parte do crescimento da cidade de Santo André.

À frente da oficina, três sócios, os irmãos Giordano Bruno Bertone (pai da Aida), José de Carvalho e João de Carvalho (seus tios).

Giordano, José e João são falecidos. Mas, quem foram eles? De onde vieram? O que fabricaram? Quem eram os seus clientes? Permaneceram em Santo André pelos anos seguintes? Colocamos essas questões para Aida de Almeida. Amanhã, o que ela respondeu.


Efeméride maior: os 63 anos do Diário 

Num dia 11 de maio como hoje, em 1958, circulava o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário do Grande ABC. Edição a edição, o Diário jamais parou.

Diário há meio século

Terça-feira, 11 de maio de 1971 – ano 13, edição 1532

Especial – Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) inaugura amanhã (12 de maio de 1971) a I Feira da Fraternidade, na Garagem Municipal.

Medicina – Professor Euryclides de Jesus Zerbini esteve ontem (10 de maio de 1971) na Fundação Universitária do ABC, Faculdade de Medicina, e ministrou aula sobre trombose das coronárias.

Primeira Divisão – Domingo, em Bragança Paulista, Santo André FC 2, Bragantino 1.

Em 11 de maio de...

1890 – Instalado o município de São Bernardo, com abrangência sobre toda a área do Grande ABC. Foi um domingo de festa.

1901 – O correspondente jornal de O Estado de S. Paulo em Rio Grande (da Serra) abria uma escola noturna gratuita no lugar, com 45 alunos.

1921 – Diante da crise do carvão, a Itália planejava a eletrificação das suas estradas de ferro.

1976 – Banco Mercantil do Brasil inaugura agência na Rua Marechal Deodoro, 419, em São Bernardo. Na gerência, Moisés Cheidde.

1991 – O ministro Sidnei Sanches foi empossado na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal). Lecionou na Faculdade de Direito de São Bernardo.

A Pirelli conquistava o seu 29º título, ao vencer a Solvay do Brasil por 1 a 0 e se tornar campeã da 2ª Copa Indústria/A Esportiva de Futebol do Grande ABC. A partida foi realizada no estádio da Vila Elclor e o gol, marcado por Leonardo.

Santos do Dia

Alfonso Navarro Oviedo

Inácio de Laconi (1701-1781). Franciscano italiano.

Municípios Brasileiros

Em 11 de maio aniversariam: Águia Branca, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg, no Espírito Santo; Aparecida de Goiânia, Guarinos e Rio Quente, em Goiás; Barroquinha, no Ceará; Bom Jesus, Lagoa d’Anta e São Pedro, no Rio Grande do Norte; Cajapió e Nova Iorque, no Maranhão; Machadinho D’Oeste e Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia; Mãe do Rio, no Pará; Pranchita, no Paraná; e Venâncio Aires (Rio Grande do Sul).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.