Setecidades Titulo Concurso
Desafio proporciona reflexão sobre o futuro

Segundo dia de aplicação de provas do concurso literário envolveu estudantes de São Bernardo

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
03/09/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Estudantes de dez escolas de São Bernardo participaram ontem do segundo dia de aplicação das provas do Desafio de Redação. A proposta da oitava edição do concurso literário promovido pelo Diário é debater o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro, o que proporciona aos estudantes oportunidade para a reflexão da consequência das atitudes de hoje no futuro.

Na visão da coordenadora pedagógica da EE Professora Anésia Loureiro Gama, no Jardim Hollywood, Kelly Rocha, ao pensar sobre qualidade de vida, os jovens acabam deixando de lado a parte materialista. “Esse tempo que o aluno para e reflete sobre o tema da prova faz com que ele tenha um pouco de consciência da importância de se cuidar hoje para estar bem no futuro. Coisas que nem sempre são faladas no dia a dia.”

Já a professora de Português da EE Antônio Caputo, no Riacho Grande, Luciane Foganholi, destaca que, além do treino da escrita, o concurso serve de estímulo para que se empenhem, tendo em vista a premiação. O vencedor da disputa será contemplado com bolsa de estudos integral para curso de graduação na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

“Os alunos desta escola são de comunidade carente, então, sonhar em ganhar um concurso é um incentivo enorme para que se interessem mais pela leitura e escrita, além de começarem a trazer soluções para dentro da própria casa”, considera Luciane.

Os textos dos estudantes contemplam desde necessidade de pesquisa e avanço tecnológico até investimento e melhoria nos serviços públicos. “Para a pessoa ter a qualidade de vida hoje está muito caro. Os hospitais são precários, as pessoas demoram meses para serem atendidas. Então, quando se fala neste assunto eu penso na necessidade de nossos governantes mudarem o sistema de Saúde pública”, ressalta a aluna do 3º ano do Ensino Médio Bárbara Penteado, 16 anos. Já a estudante do 8º ano Beatriz Targô, 14, considera a necessidade de que estudiosos pesquisem mais sobre novas tecnologias para que tenhamos benefícios no futuro.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;