Desvendando a economia Titulo
(Des)emprego na indústria

Segundo pesquisa do Seade/Dieese elevação do desemprego no Grande ABC em fevereiro ficou em 10,3%

Por Sandro Maskio
12/04/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


A pesquisa realizada pelo Seade/Dieese apontou elevação do desemprego no Grande ABC em fevereiro, que ficou em 10,3% da PEA (População Economicamente Ativa). A série histórica da pesquisa revela que o total de empregados na indústria de transformação apresentou pequena tendência de queda entre o início do ano de 2011 e 2014.

Analisando os dados da Rais (Relação Anual de Informações sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desemprego), divulgados pelo MTE, o mercado formal de trabalho da região também vem apresentando redução no número de empregados desde 2011, após um ciclo de ampliação do emprego no setor que marcou o ano de 2010.

Este triênio de estagnação do mercado de trabalho industrial acende uma pequena luz amarela. O mercado de trabalho reflete o ritmo da atividade produtiva, em seus diferentes ajustes temporais. No curto prazo, a ampliação do ritmo da produção inevitavelmente amplia a necessidade de contratação de trabalhadores, a não ser que alguma empresa os tenha ociosos em suas equipes, o que não é comum. No longo prazo, a incorporação e a evolução da tecnologia possibilita a ampliação da produção, ainda que sem a necessidade de contratação, ou até com redução do número de trabalhadores.

Nas últimas décadas, a dinâmica do mercado de trabalho do Grande ABC alterou-se intensamente, acompanhando as mudanças ocorridas na estrutura produtiva da região após 1990. Com a abertura econômica, a economia brasileira saiu de uma estrutura fechada e de baixa competição para um mercado aberto, com amplas possibilidades de comercialização com parceiros mundiais, ampliando o grau de competição. Neste novo cenário, as empresas tiveram de readequar suas estratégias e estruturas produtivas, a fim de tornarem-se mais competitivas.

Dentre as ações tomadas pelas empresas, merecem destaque: concentração das atividades industriais em seus respectivos ramos de especialidade; transferência de diversas atividades a empresas parceiras (ou terceirizadas); incorporação e modernização tecnológica; revisão e atualização dos modelos de gestão.

Dados da Rais mostram que, em 1990, o setor da indústria de transformação era o maior empregador do Grande ABC, sendo responsável por 55,6% dos empregos formais na região, enquanto o setor de serviços gerava 21,19% dos postos formais de trabalho.

Com a reorganização produtiva, o setor de serviços ampliou sua participação, equiparando-se ao segmento na geração de empregos no fim da década de 1990, e ultrapassando-a na primeira década deste século. Segundo pesquisa realizada no Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, entre 1990 e 2009 a indústria da região perdeu 49.630 empregos, tendo como base as informações da Rais.

Os subsetores que mais perderam foram a indústria de transporte, mecânica, eletrônica, têxtil e química. Do outro lado, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos no período, 171.957, sendo a metade destes gerado no subsetor de serviços administrativos, técnicos e profissionais, evidenciando o processo de reestruturação e transferência de várias atividades para prestadores de serviços, tanto na área técnica quando administrativa.

Diante deste cenário, passou-se a questionar se os principais componentes do produto final da economia do Grande ABC deixaram de estar vinculados à indústria, ou se a atividade reorganizou seu modo de produção, mantendo como carro-chefe os mesmos produtos finais. Ao longo da primeira década deste século, o mercado de trabalho voltou a crescer juntamente com a atividade econômica, com a importante participação do setor industrial, que gerou aproximadamente 51 mil empregos formais entre 2002 e 2009 na região. Sem entrar na discussão sobre a natureza das mudanças no perfil produtivo local, é importante ressaltar que as retrações recentes observadas nos empregos industriais advêm, em grande parte, da baixa competitividade das empresas locais frente aos fornecedores internacionais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;