Política Titulo Eleições
Alex será candidato a deputado federal

Popular-socialista opta por concorrer à vaga na Câmara; Alckmin o convidou para chefiar secretaria estadual

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/04/2014 | 06:33
Compartilhar notícia


O deputado estadual Alex Manente (PPS) decidiu concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em outubro. Convidado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para assumir o comando da Secretaria de Gestão Pública do Estado, o popular-socialista de São Bernardo optou pelo projeto eleitoral de busca de vaga no Congresso Nacional.

A batida de martelo ocorreu nesta semana, quando Alex se reuniu com Alckmin para debater seu futuro político. “Avaliamos que seria melhor me dedicar à candidatura. Entendemos que ingressar no governo, com todo trabalho desenvolvido (pelo secretário Davi Zaia, do PPS), era inoportuno para o momento. Mas foi privilégio e honra de ver meu nome pleiteado pelo próprio governador para ocupar uma secretaria de Estado”, declarou Alex.

Alex está em seu segundo mandato de deputado estadual. Foi eleito pela primeira vez em 2006, com 60.571 votos. Reeleito com 114.714 votos em 2010, tornou-se líder da bancada do PPS na Assembleia Legislativa.

“Quando me reelegi, tinha avaliação de que dois mandatos na Assembleia eram suficientes para concluir uma etapa. Tive oportunidade de ser líder (do partido na Casa), colaborar diretamente com o governador Geraldo Alckmin”, opinou Alex. “Decido encarar o desafio porque vimos que a necessidade de mudanças pedidas nas ruas reflete no trabalho no Congresso Nacional.”

Candidato a prefeito de São Bernardo em 2008 e 2012, o popular-socialista afirmou que a decisão em concorrer a uma vaga na Câmara Federal decorreu também de diálogo com seu grupo político, que envolve ao menos 25 vereadores no Grande ABC. Ele entende que, caso seja eleito, não ficará distante da política municipal e regional porque manterá contado com o eleitorado aos fins de semana. Alex também disse que manterá parceria com Alckmin se o tucano renovar o mandato no Palácio dos Bandeirantes.

COLIGAÇÃO
Segundo Alex, há conversações adiantadas para que o PPS firme coligação proporcional com o PSDB. As negociações com o PSB esfriaram depois que, por imposição da ex-senadora Marina Silva (PSB), os socialistas romperam com Alckmin para lançar candidato próprio ao governo do Estado – Márcio França é o mais cotado para encabeçar a candidatura.

Em 2010, a coligação PSDB-PPS-DEM elegeu 22 deputados federais, sendo três deles do PPS – Dimas Ramalho (nomeado durante o mandato conselheiro do Tribunal de Contas do Estado), Arnaldo Jardim e Roberto Freire. A expectativa, de acordo com Alex, é manter a bancada, emplacando três nomes populares-socialistas. “Teremos candidatos fortes para eleger três, com possibilidade de mais.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;