Brickmann Titulo
Fala que eu te escuto

No noticiário, sumiu a Operação Satiagraha, aquela que envolve o banqueiro Daniel Dantas

Por Carlos Brickmann
03/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


No noticiário, sumiu a Operação Satiagraha, aquela que envolve o banqueiro Daniel Dantas. Há coisas estranhas no inquérito, que vão do uso como carro de passeio de um veículo de alto luxo, exclusivo para diligências policiais, até gravações de telefones do Palácio do Planalto. Mas há indícios de crime e o caso não pode ser esquecido só porque surgiu outro caso, tão grave quanto ele.

O monitoramento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, é gravíssimo, mas não mais grave que o monitoramento do presidente da República. A Operação Satiagraha grampeou o chefe do Gabinete Civil da Presidência, Gilberto Carvalho, que fala com Lula "n" vezes ao dia. Se Carvalho foi grampeado, Lula também o foi. E é extremamente séria - portanto, não pode ser esquecida - a acusação de que emissários do banqueiro Dantas tentaram subornar um delegado da Polícia Federal. A versão oposta, de que os delegados é que pediram suborno, também é grave e tem de ser investigada.

Há uma série de fatos escabrosos, que chegam a colocar em risco a estabilidade política do País, que tem de ser esclarecida. Não se pode suspender a investigação de um para cuidar do outro. Não é porque um caso é mais recente que o outro que deve ser abafado. É preciso investigá-los todos e levá-los à Justiça.

O ministro Jorge Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, diz que as investigações vão revelar muito jornalista vendido. Ótimo: se a imprensa pretende manter sua credibilidade, esta é mais uma investigação que tem de ir até o fim.

CONFIANÇA 1
Ao afastar o delegado Paulo Lacerda do comando da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, o presidente Lula repete uma decisão do presidente Itamar Franco. Quando o ministro Henrique Hargreaves sofreu acusações, Itamar afastou-o temporariamente (como aconteceu agora com Lacerda), aguardou o resultado das investigações, que o inocentaram, e o levou de volta ao ministério. Lula confia em Lacerda e tem certeza de que, passado o temporal, poderá tê-lo de volta.

CONFIANÇA 2
O presidente Lula confia também no bom comportamento da oposição. No sábado, surgiram as denúncias de que os telefones dos senadores Arthur Virgílio, Tasso Jereissati e Álvaro Dias também tinham sido grampeados por órgãos governamentais. Só nesta quarta-feira a Executiva Nacional do PSDB, partido dos três senadores, discute o assunto (se não houver adiamento). E o senador Heráclito Fortes, DEM do Piauí, presidente da Comissão Mista do Congresso de Controle de Órgãos de Inteligência, convocou reunião para mais adiante. Um dia, com certeza, as comissões de controle vão discutir o descontrole.

BONS TEMPOS!
Lembra da auto-suficiência em petróleo, tão festejada em abril de 2006? Pois é: a auto-suficiência não era tão auto-suficiente assim. Neste ano, entre exportações e importações de petróleo e derivados, o Brasil já gastou US$ 5,44 bilhões.

ERRAMOS
O jornalista Marco Piva, leitor desta coluna, manda mensagem para apontar um erro: ao contrário do que aqui foi publicado, o presidente Lula não lançou a pedra fundamental da Universidade Federal do ABC em São Bernardo, cuja licitação está suspensa por problemas jurídicos. Registrado.

A GUERRA DA FUMAÇA
A Assembléia de São Paulo deve iniciar, nesta semana, a discussão do projeto que, virtualmente, só permite fumar ao ar livre ou dentro de casa. Espera-se que o projeto, enviado pelo governador José Serra, do PSDB, seja votado em 30 dias. Mas há problemas: há alguns anos, quando o então prefeito Paulo Maluf proibiu o cigarro em restaurantes, o lobby da indústria do tabaco promoveu até passeatas e envolveu parlamentares que conseguiram revogar a medida do prefeito. Um outro problema está no próprio projeto: não há punição para quem insistir em fumar em lugares proibidos. A sugestão é que se chame a polícia. Ninguém vai chamar a polícia para reclamar do cigarro do vizinho. E a polícia, ela viria?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;