Política Titulo Impasse em Santo André
Governistas acusam uso da estrutura do Sindserv andreense para fins políticos

Entidade utilizou caminhão para ato contra projeto da UBS Vila Guiomar

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Parte da base governista na Câmara de Santo André questiona uso da estrutura do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) para fins políticos, às vésperas da eleição municipal. O posicionamento de parlamentares se deu no dia em que a entidade utilizou caminhão de som para divulgar manifestação contrária ao projeto do governo Paulo Serra (PSDB), que tramita no Legislativo, de permuta de áreas e envolve a reconstrução da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Guiomar. A ação do sindicato ocorreu ontem, nos arredores do equipamento público.

O discurso adotado pelo Sindserv no veículo era basicamente o teor do panfleto de autoria do movimento SOS UBS Vila Guiomar, distribuído terça-feira na porta da Câmara por representantes de partidos de esquerda. “Por que o prefeito quer aprovar na surdina projeto tão desvantajoso à nossa população? É ilegal e inconstitucional. Não foi nem apresentado aos conselhos local e municipal de saúde. A população precisa ser consultada e respeitada. Até a assistência jurídica da Câmara é contrária ao projeto, que fere a lei de licitações e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz trecho da fala.

Líder do governo na casa, Fábio Lopes (Cidadania) afirmou que há intenção clara em criar fato político. “Com certeza, é político. Estão tentando levantar palaque (eleitoral), utilizando a estrutura (do sindicato) para fazer campanha. Tem muitos servidores que não se sentem representados por causa disso. Não merece credibilidade”, disse, ao apontar que o ex-dirigente Rodrigo Gomes Abreu, que integrou a atual comissão até o fim de 2019, é candidato a vereador pelo PT.

O projeto retorna hoje à pauta. O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), pontuou que em nenhum momento, neste período de andamento da proposta na casa, o Sindserv indicou posição aos vereadores relacionada ao projeto. “Então, acredito que sim, o momento (pré-eleitoral) estimula isso. As pessoas que são candidatas, e lá tem nome na disputa, utilizam dessas bandeiras para uso de cunho político, dizer que brigou (pela causa).” Entre os governistas, circulou a tese de que a utilização do caminhão de som sobre o caso poderia se configurar campanha antecipada, embora publicamente ninguém tenha sustentado.

Representante do Sindserv, Durval Ludovico rechaçou qualquer motivação política na medida, frisando que Rodrigo Abreu “não é mais diretor do sindicato”. “Ele se desincompatibilizou no ano passado. Foi eleito diretor de base, só que assume apenas a partir de 28 de outubro.” Sobre a manifestação, disse que a preocupação se dá com o trabalhador e atendimento. “Não há nenhuma questão política. Ato foi em defesa da UBS. Queremos entender qual será a capacidade (da nova). Vai atender todas as especialidades, incorpora todos os funcionários ou haverá transferência? Vai sobrecarregar outros postos? Não tivemos acesso ao conteúdo integral.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;