Política Titulo Diadema
Após sete anos, Lauro licita hospital infantil

Prefeito de Diadema põe na rua certame para construção de equipamento prometido em 2012

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
25/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


Depois de sete anos eleito, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), abriu processo licitatório para construção do hospital infantil, promessa feita pelo verde ainda na sua primeira disputa pelo Paço, em 2012. O equipamento tende a ser erguido no bairro Jardim das Nações, zona Norte da cidade.

Mesmo engatilhando as obras a um ano de deixar a Prefeitura, Lauro não deve entregar a unidade ainda em seu mandato. O prefeito sairá da cadeira em dezembro de 2020 e a previsão é de que o hospital seja levantado até meados de fevereiro ou março de 2021 – o edital estima construção do equipamento em um ano.

De acordo com a licitação desenhada pelo governo Lauro, as obras do hospital infantil custarão R$ 5,66 milhões, recurso esse que será integralmente tirado dos cofres municipais. A ideia é a de que a unidade seja instalada em formato de Pronto Atendimento Infantil.

O prédio terá dois pavimentos e será erguido em área de 700 metros quadrados, colada ao imóvel que abriga a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Nações, entre as ruas Itália, Venezuela, Irlanda e Índia. O cronograma da administração estabelece entrega de propostas para a disputa até o dia 27 e vencerá a empresa que apresentar menor valor ofertado para a construção do equipamento. O edital permite que consórcios participem da concorrência pública, desde que sejam formados por até duas companhias.

HISTÓRICO
A abertura de uma unidade de saúde voltada ao atendimento infantil na cidade foi prometida ainda quando Lauro era vereador e disputou a Prefeitura. Naquele ano, o governo do então prefeito Mário Reali (PT, 2009-2012) encerrou o serviço, que funcionava dentro da UBS do Nações. Então candidato de oposição, o verde explorou em sua campanha rumo ao Paço o fim dos atendimentos pediátricos na região, uma das mais populosas do município.

A ideia de erguer um Pronto Atendimento Infantil surgiu logo nos primeiros anos de governo, mas nunca saiu do papel. O projeto vinha sendo empurrado ano a ano nos planos de obras.

Além das obras do hospital infantil, o governo Lauro colocou na rua licitação para construção de Caps (Centro de Atenção Psicossocial) infantil, este na região central da cidade. O valor das intervenções é de R$ 7,45 milhões e a previsão também é de entrega do equipamento no início da próxima gestão.

OUTRAS PROMESSAS
Outra promessa da saúde que Lauro tenta desengavetar é a entrega do novo hospital municipal, que substituirá o atual HM, localizado no bairro Piraporinha. Recentemente, o verde admitiu ao Diário que pode não conseguir “cortar a faixa” da unidade ainda em seu mandato. Após tentar, sem sucesso, construir outro prédio com recursos oriundos de financiamento, Lauro prometeu erguer o equipamento em prédio já existente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;