Cultura & Lazer Titulo Disputa poética
Campeonato de rimas dá vaga para disputa mundial na França

Diademense Roberta Estrela D’Alva comanda campeonato de slam, que começa amanhã

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
11/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Sérgio Silva/Divulgação


Quem ganha destaque agora é a palavra. Está dada a largada para a sexta edição do Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, evento que toma conta da agenda do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195), em São Paulo, de amanhã a domingo. A entrada é gratuita.

E quem está à frente do projeto é a atriz, MC, pesquisadora e cantora de Diadema Roberta Estrela D’Alva, 41 anos, responsável por trazer o slam para o Brasil. A disputa reúne os vencedores dos poetry slams (batalhas de poesia falada) realizados por todo o Brasil.

No total, participam 23 poetas de 16 Estados. O vencedor representará o Brasil na Coupe Du Monde de Slam (Copa do Mundo de Slam), que acontece na França, em 2020.

Roberta conta que é um trabalho muito grande organizar um campeonato desse porte. “São 200 comunidades. Mas é muito gratificante também, porque, quando a gente vê todas essas pessoas trocando e participando, isso vale todo o esforço”, explica.

Ela diz que, diferentemente das batalhas de rimas (da cultura hip hop), em que as falas são realizadas no improviso, no slam o competidor já chega com um texto preestabelecido. “No slam a gente costuma falar que eles são atletas da palavra. Eles treinam”, revela. Roberta explica ainda que, além da escrita, a performance é elaborada.

Roberta diz que nas batalhas de poesias falada os assuntos são livres, mas no Brasil, por causa do histórico do País e como a maior parte dos participantes é da periferia, os assuntos geralmente são ligados a gênero, raça, machismo, violência e outros problemas sociais. “Essas vozes que são silenciadas encontram espaço no slam”, explica.<EM>

Nessas batalhas, os poetas devem ler ou apenas recitar, sem acompanhamento musical, poesias autorais. E quem julga é o público. A coordenação escolherá cinco pessoas entre os presentes.

A programação do projeto começa hoje, às 19h30, no Galeria Olido (Avenida São João, 473), na Capital, com a exibição do documentário Slam: Voz de Levante, seguido de debate com Roberta e Lucas Afonso. As disputas, no Sesc Pinheiros, terão início na sexta-feira, a partir das 14h. A final está marcada para domingo, às 17h.

Ao longo do evento, outras atividades ilustram a agenda. Sexta, às 11h, a atriz Luaa Gabanini apresenta workshop com o tema O Corpo Político em Performance. Já no sábado, também às 11h, a pesquisadora da voz Andrea Drigo ministra a oficina Voz e Performance Poética.

“O slam transformou a vida de muitas pessoas que encontraram nesse espaço um lugar para se expressar. Para mim, trouxe bastante responsabilidade também. Lancei filme por causa disso, viajo a muitos lugares, faço muitas curadorias. Ser silenciado, não poder falar, adoece. E o slam é uma forma de as pessoas se curarem por meio da palavra”, encerra Roberta. A programação completa do evento pode ser vista no site www.sescsp.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;