Setecidades Titulo Santo André
GCM prende dupla especializada em furto de cabos de energia elétrica

Indivíduos foram flagrados em ação no Viaduto Presidente Castelo Branco

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André prenderam, na madrugada de ontem, dupla especializada no furto e roubo de cabos de cobre utilizados na iluminação pública da cidade. Os indivíduos foram detidos em flagrante por volta das 2h, durante tentativa de furto de fiação instalada no Viaduto Presidente Castelo Branco, em trecho entre as avenidas Prestes Maia, Industrial e dos Estados.

Aproximadamente 180 metros de cabos foram encontrados com a dupla que, instantes antes, já havia danificado 27 postes instalados no elevado. A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André estima prejuízo de R$ 8.400 aos cofres públicos com a ação dos criminosos, uma vez que o metro do cabo tem preço comercial de R$ 9,50.

Segundo o comandante da GCM andreense, Allan Kardec, a suspeita é que a dupla também esteja envolvida em outros dois registros de furto registrados no elevado nesta semana. “Já estávamos monitorando esses indivíduos há um tempo e, graças ao trabalho inteligente da corporação, foi possível deter eles antes de a dupla causar novos danos aos moradores da cidade.”

Durante a ação, agentes da GCM atuaram descaracterizados a fim de evitar fuga dos criminosos. Com a dupla, foram apreendidos diversos equipamentos para abertura da rede subterrânea de energia, como alicate e martelo. A ocorrência culminou na prisão de Lucas Alves Rosa, 22 anos, e Rafael Caetano da Silva, 32. Ambos foram detidos e encaminhados ao 6º DP (Vila Mazzei), em Santo André, onde ficarão à disposição da Justiça. Outros dois indivíduos passaram por averiguação e foram liberados posteriormente.

Devido à danificação da rede elétrica, equipes da Prefeitura de Santo André tiveram de realizar reparos em todo o sistema de iluminação no Viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho foi finalizado ontem à noite.

De acordo com o secretário de Manutenção e Serviços, Vitor Mazzeti, de janeiro a abril deste ano, 8.224 metros de cabos foram furtados na cidade. Devido ao alto volume de ocorrência, a Pasta tem atuado em conjunto com a GCM no monitoramento de áreas vulneráveis a essas ocorrência. “O objetivo é fazer rondas intensivas nestas áreas que, em breve, passarão a contar com sistema de câmeras de monitoramento.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;