Memória Titulo Memória
Este campo tem uma história mundial

O estádio do Serrano pode ser apontado como o mais antigo do Estado de São Paulo

Por Ademir Medici
31/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Planta do Alto da Serra (Paranapiacaba), provavelmente de 1894: entre os equipamentos, um campo de football.”

Cf. reportagem desta página Memória publicada em 27 de fevereiro de 2004 na divulgação do livro Memórias de uma Inglesa, que dois ferroviários, Moysés Lavander Júnior e Paulo Augusto Mendes, estavam finalizando e que veio a ser publicado posteriormente.

Uma das pérolas de Paranapiacaba é o seu campo de futebol. Fica ao fundo da vila ferroviária, cercado pela vegetação exuberante da Serra do Mar e pelas nascentes do Rio Grande. Ocorre que há muito tempo não se realiza ali um jogo de futebol. O campo e seus equipamentos estão abandonados.

Que outro campo de futebol do Estado de São Paulo é mais antigo que o de Paranapiacaba? Os primeiros registros indicam que a urbanização eliminou campos contemporâneos ao do antigo Alto da Serra e que ficavam no Centro da Capital paulista. O de Paranapiacaba resistiu, e hoje aguarda por providências.

Jornalista Aline Melo, do Diário, fez reportagem em dezembro do ano passado anunciando que a Prefeitura de Santo André lançaria em janeiro licitação para a reforma do campo, em ação correspondente à retomada das intervenções do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas. Recentemente, o secretário do Meio Ambiente, Fábio Picarelli, confirmou à Memória que a licitação ou concorrência pública seria lançada.

Memória foi a Paranapiacaba. Percorreu o campo. O cenário é lindo, mas os pés do repórter afundavam na grama mais que fofa, um verdadeiro brejão. Mosquitos circundavam o caminhante. O silêncio do cenário era quebrado pelas passadas: tshoc, tshoc, tshoc...

Nosso neto Henriquinho, com a camisa do Timão, erguia o braço. Na sua inocência, imitava o gesto de Sócrates. Charles Miller teria jogado aqui?

Ficam as fotos do estado do campo hoje. Farão o contraponto ao estádio revitalizado. Antevemos grandes clássicos, com o Serrano recebendo o Ribeirão Pires, o Industrial, o Corinthians andreense, o São Caetano, o São Bernardo, o Memofut – Grupo Literatura e Memória do Futebol. Revitalizar o estádio de Paranapiacaba, mais do que devolver o mais antigo espaço de lazer do distrito aos seus habitantes, será uma contribuição valiosa de Santo André ao patrimônio do futebol brasileiro.

Interação com o Facebook...

‘Conversa surrealista no velório’
O motorista do veículo pertencente à frota do Serviço Funerário afasta as pessoas, aproxima-se do defunto, baforando hálito azedo de cachaça e fumo.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 31 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 31 de março de...
1884 – José Luiz Flaquer adquire um sítio dos herdeiros de Maria de Barros, denominado Santo André. Ficava no bairro Tamanduateí e guardava o nome da primitiva Vila de Santo André da Borda do Campo.
Fonte: Wanderley dos Santos, Antecedentes Históricos do ABC Paulista, 1992, p. 27.

1919 – Tramita na Justiça, em São Paulo, o pedido de falência da Cerâmica Privilegiada do Estado de São Paulo, com unidade no bairro Cerâmica, em São Caetano.

Internacional
Do noticiário do Correio Paulistano: o Brasil vai pedir uma indenização de guerra à Alemanha: 56 milhões de libras esterlinas, para o reembolso das despesas feitas com as missões que enviou à Europa.
Do noticiário do Estadão: declaração de guerra da Hungria a Servia.
1924 – Criada a Paróquia de São Caetano por ato de dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo.
1964 – Data oficial do movimento dos militares brasileiros: revolução ou golpe?
1974 – Inaugurado, em Santo André, na Avenida Ramiro Colleoni, o novo edifício do Instituto Adolfo Lutz.
1969 – Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), de São Bernardo, anuncia a reforma da Chácara Beatriz, onde eram realizados seus convescotes. Ali permanece até hoje.

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 31 de março de 1989 – ano 31, edição 7027
Manchete – Greve na Cemig leva Newton a Maurício. O governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, pediu a ajuda do prefeito de São Bernardo, Mauricio Soares, para superar o impasse nas Centrais Elétricas de Minas Gerais. O encontro, reservado, foi realizado em São Paulo.
Cena política (Joaquim Alessi) – Diadema em chamas, resultado das ligações perigosas do PT.
Santo André – Prédios da cidade não são vistoriados há duas décadas. Equipamentos são velhos e obsoletos.
Saúde – Os 60 médicos da rede municipal de Santo André paralisaram atividades. Querem reajuste salarial e melhores condições de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;