Internacional Titulo
Mandarim será a língua oficial da China
Do Diário do Grande ABC
03/07/2000 | 09:24
Compartilhar notícia


O mandarim será designado em breve idioma único oficial chinês, após uma votaçao do Parlamento chinês durante uma sessao de seis dias iniciada nesta segunda-feira em Pequim, informou a imprensa estatal. Um projeto de lei nesse sentido foi submetido a um comitê do Congresso Nacional do Povo nesta segunda.

Em caso de aprovaçao, a lei consagrará o mandarim, língua dos Han, principal etnia chinesa, única língua oficial em todo o país, precisou a agência Nova China.

``Uma língua única é um apoio importante à unificaçao nacional, à uniao nacional e ao progresso social', declarou Wang Jiaqiu, vice-presidente do comitê de educaçao ante o Congresso do Povo.

Mas Wang assegurou que as línguas de todas as nacionalidades chinesas deverao ser ``plenamente respeitadas e utilizadas livremente por esses povos e toda forma de discriminaçao contra eles deverá ser evitada'.

A China tem 56 minorias étnicas que falam 73 línguas diferentes e escrevem de 55 maneiras diferentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;