Internacional Titulo
Otan define categorias de objetivos
Do Diário do Grande ABC
18/04/1999 | 16:32
Compartilhar notícia


Os 19 países-membros da Otan classificaram ``categorias de objetivos' militares para os avioes da aliança, declarou este domingo o porta-voz da Aliança, Jamie Shea, que afirmou numa coletiva que os aliados ainda nao sabem os custos financeiro da guerra, até o momento.

O Conselho permanente da Otan define estas categorias, e sao os militares, dirigidos pelo comandante supremo das forças aliadas na Europa, o general norte-americano Wesley Clark, que ``decidem os objetivos que devem ser atacados a cada dia', dentro da seleçao da Otan, afirmou.

A fase 1 da Operaçao ``Força Aliada' tem como objetivo a neutralizaçao da defesa antiaérea sérvia em toda a Iugoslávia (Sérvia, incluindo Kosovo, e Montenegro). A fase 2 aponta para as concentraçoes de tropas e materiais ao sul do paralelo 44, situado ao sul de Belgrado.

Alguns dias antes do início das operaçoes, os militares, a pedido do general Clark, foram autorizados a bombardear certos objetivos (depósitos de combustíveis, prédios da administraçao pública) ao norte do paralelo 44.

A fase 3 do plano, que ainda nao entrou em vigor, prevê bombardeios generalizados por toda Iugoslavia contra uma ampla seleçao de objetivos.

Interrogado sobre os custos financeiros da guerra, Shea ficou sem uma resposta clara. ``A liberdade nao tem preço', ``custa caro', reconheceu.

``Os países da aliança estao preparados para pagar esse preço (...) pela segurança e pela estabilidade na Europa', afirmou, dizendo que os custos da guerra incluem vários parâmetros: 'operaçoes aéreas', 'assistência para os refugiados', 'asilo nos países de acolhida', etc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;