Internacional Titulo
Soldado americano é preso por abuso sexual no Japao
Do Diário do Grande ABC
03/07/2000 | 10:32
Compartilhar notícia


A polícia japonesa prendeu nesta segunda-feira um soldado norte-americano acusado de agredir sexualmente uma adolescente em Okinawa (Sul), aumentando a tensao entre as tropas dos Estados Unidos e os habitantes desta ilha, onde no final de julho acontece a reuniao de cúpula do G8.

O soldado, de cerca de 19 anos, é acusado de ter invadido a casa da jovem de 14 anos e de ter tentado estuprá-la, informou um alto representante da polícia da cidade de Okinawa.

O soldado negou a acusaçao, mas as autoridades locais divulgaram o caso imediatamente, protestando contra as forças norte-americanas em Okinawa, onde estao estacionados 27 mil militares dos Estados Unidos, dos 47 mil destacados em todo o Japao.

O caso se tornou especialmente problemático porque, além da tradicional tensao entre os habitantes da ilha e as forças norte-americanas estacionadas no local, está marcado para acontecer de 21 a 23 deste mês a cúpula do G8, com a participaçao de várias autoridades, entre elas o presidente norte-americano Bill Clinton.

Um forte sentimento anti-americano voltou a tomar conta da ilha, cenário de uma dura batalha na Segunda Guerra Mundial que volta e meia registra escândalos sexuais envolvendo militares norte-americanos. Em 1995, por exemplo, soldados dos EUA estupraram uma adolescente de 12 anos, o que levou a um acordo entre os dois países para a reduçao da área ocupada pelos efetivos norte-americanos na ilha.

As autoridades afirmam que, no novo caso de abuso sexual, o soldado americano, que nao teve seu nome divulgado (pelas leis japonesas, a maioridade chega aos 20 anos), invadiu uma casa que nao estava fechada a chave, tentando ``violentar sexualmente uma adolescente de 14 anos que dormia no local', informou o adjunto do chefe de polícia local, Keishun Shinjo. ``A mae acordou e chamou a polícia quando o soldado já estava em cima da menina', mas a polícia afirma que ela nao chegou a ser violentada. Segundo a polícia, o soldado estava tao bêbado que nao pôde ser interrogado.

As autoridades de Okinawa apresentaram protesto formal às autoridades norte-americanas, disse Atsushi Shinzato, responsável pelas relaçoes entre os residentes da ilha e o exército norte-americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;