Internacional Titulo
Mau tempo dificulta ataques da Otan
Por Do Diário do Grande ABC
17/04/1999 | 13:05
Compartilhar notícia


Os avioes da Otan atingiram alvos militares em Kosovo durante a noite, apesar do mau tempo que dificultou as operaçoes, disseram neste sábado funcionários da aliança. Todos os avioes que realizaram ataques à Iugoslávia na sexta-feira e madrugada de sábado voltaram em segurança para suas bases, disse um funcionário. As operaçoes continuaram esta manha.

O vice-almirante Sir Ian Garnett, chefe britânico de operaçoes, disse a jornalistas em Londres que a Real Força Aérea foi incumbida de 22 missoes mas, por causa do mau tempo, apenas quatro jatos Harrier levantaram vôo. Garnett disse que os quatro avioes atingiram ``uma sede tática' do exército iugoslavo na capital de Kosovo, causando ``graves danos'.

O mau tempo tem sido um empecilho constante na campanha aérea da Otan desde seu começo 25 dias atrás. Mas um oficial da Otan disse que, apesar das nuvens baixas e tempestades, diversos alvos estratégicos da infra-estrutura iugoslava foram atingidos com sucesso durante a noite, além de unidades policiais sérvias e do exército iugoslavo em Kosovo. O funcionário nao confirmou as informaçoes da imprensa sérvia, de que uma fábrica industrial em Valjevo, na regiao central da Sérvia, foi um dos alvos atingidos esta madrugada.

O comandante supremo da Otan na Europa, o general norte-americano Wesley Clark, foi neste sábado aos Bálcas para conversar com funcionários dos governos da Macedônia e Albânia. Deve também visitar a Itália, onde muitos dos avioes da Otan estao baseados, antes de voltar a sua sede no sul da Bélgica esta noite, informaram funcionários da aliança, sem dar detalhes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;