Economia Titulo 2%
Cai a inadimplência nas vendas de veículos
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/12/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A inadimplência nas compras de veículos caiu 2% em novembro na comparação com o mês anterior, de acordo com dados da Check OK, empresa de informações de crédito no segmento automotivo.

Para o diretor da Check OK, Marcos Siqueira, o dinamismo da economia, o crescimento do emprego e da renda da população, somados à entrada da primeira parcela do 13º salário, contribuíram para a melhora nos pagamentos das prestações.

O percentual de prestações em dia vem crescendo ao longo do ano. É o que também demonstra outro levantamento, feito pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras). O último número disponível dessa associação, referente a setembro, mostrou que a inadimplência acima de 90 dias para os financiamentos de veículos por meio de CDC recuou para 3,1% ante 3,2% em agosto. Ainda segundo a Anef, os prazos de financiamento atualmente estão, em média, em 42 meses, embora tenha havido uma redução no período máximo, de 80 meses praticado em 2009, para 72 meses.

RESTRIÇÕES - No entanto, os financiamentos de longo prazo devem se reduzir ainda mais. Pacote de medidas anunciada na sexta-feira pelo Banco Central vai exigir que os bancos tenham normas mais duras para conceder empréstimos ao consumidor que quiser financiar por mais de dois anos a compra de produtos como carros, televisão, geladeira e fogão.

A partir de hoje, os bancos terão que elevar a reserva de dinheiro que são obrigados a guardar para garantir empréstimos com mais de 24 meses de prazo. No caso da compra de veículos, as novas regras são ainda mais rígidas. Para manter o volume de reserva atual, os bancos terão que exigir do consumidor uma entrada de mais de 20% do valor financiado, nas operações com prazo entre 24 e 36 meses.

AO CONSUMIDOR - Com 27 mil clientes no varejo, sobretudo na área de veículos, a Check OK vai ampliar a prestação de informações e passar a atender o consumidor final. Siqueira cita que, dessa forma, as pessoas terão mais segurança na transação, ao verificar a procedência dos veículos, por meio de serviço, a ser disponibilizado no site www.chekok.com.br.  (Com AE)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;