Internacional Titulo
Kofi Annan não vê razão para ofensiva contra o Iraque
Da AFP
31/12/2002 | 10:03
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, declarou estar satisfeito nesta terça-feira com as condições oferecidas aos inspetores das Nações Unidas encarregados de verificar os armamentos do Iraque e avaliou que não há razão para uma ofensiva contra este país no momento.

"O Iraque coopera com os inspetores, que têm condições de fazer seu trabalho sem obstáculos, e não vejo nenhuma razão para uma ação militar no momento" contra este país, afirmou em entrevista exclusiva à rádio do Exército israelense.

"Temos que fazer todo o possível para desarmar o Iraque e os inspetores receberam novas diretrizes, que estão usando muito bem, no meu ponto de vista. Esperamos um primeiro informe em janeiro", acrescentou.

"Se conseguirmos saber o que realmente se passa no Iraque, espero que não tenhamos necessidade de uma operação militar", acrescentou Annan. Os especialistas da Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU (UNMOVIC) realizam desde 27 de novembro inspeções no território iraquiano para verificar se o regime do presidente iraquiano Saddam Hussein possui ou está em condições de produzir armas de destruição em massa.

No dia 27 de janeiro, o chefe dos inspetores, Hans Blix, deve apresentar às Nações Unidas um primeiro informe sobre este trabalho de investigação.

Os Estados Unidos, que pressionam para intervir militarmente contra o Iraque, afirmaram estar esperando a publicação deste informe, mas dão continuidade ao mesmo tempo a seus preparativos de guerra e suas manobras militares na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;