Setecidades Titulo Cultura
Mauá e São Caetano não terão desfile de Carnaval
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
10/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Carnaval do Grande ABC será menos colorido neste ano: São Caetano e Mauá anunciaram ontem, oficialmente, que não haverá Carnaval nas cidades. O motivo é a falta de recursos destinados ao pagamento das subvenções às escolas de samba. Com a decisão, apenas Santo André e São Bernardo estão com os desfiles confirmados na região. Não há definição sobre a festa em Diadema.

Em Mauá, o Carnaval está suspenso há dois anos. Em reunião na noite de ontem, a administração e as agremiações chegaram à conclusão de que seria inviável realizar o desfile neste ano, já que não há verba prevista no Orçamento nem tempo hábil para organização.

Mesmo assim, a reunião não foi totalmente negativa para as escolas de samba do município. A Prefeitura afirma ter firmado compromisso para que a Folia volte a acontecer a partir de 2014. A ideia é criar calendário permanente, inclusive com busca de recursos do governo federal destinados à Cultura.

A Prefeitura de São Caetano, que realizou a Folia no ano passado, informou que as subvenções deveriam ter sido pagas ainda em 2012, o que não foi feito. Desta forma, o dinheiro não está disponível no Orçamento deste ano e, por isso, o desfile não será realizado. Conforme apurou o Diário, a prioridade da administração de Paulo Pinheiro (PMDB) neste início de gestão é resolver o problema da falta de medicamentos, distribuição de cestas básicas, entre outros serviços municipais.

Em Diadema, seguem as reuniões entre Prefeitura e a Liga Independente das Escolas de Samba. O vice-presidente da entidade, Rogério Carlos Maldonado, o Bambu, afirma que haverá Carnaval mesmo sem a ajuda do poder público. "Vamos dar um jeito. A população espera por isso."

CORTE

Os concursos para escolha da Corte de Carnaval de Santo André e São Bernardo serão realizados no domingo. Em Santo André, a eleição é a partir das 19h, no Clube Aramaçan (Rua São Pedro, 345, Vila América). Já em São Bernardo, o concurso será realizado no Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção), a partir das 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;