Turismo Titulo Diversão e boa mesa
A tranquila Telluride
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
06/12/2012 | 07:33
Compartilhar notícia
Divulgação


Dizem que em Telluride as pessoas esquiam para comer e que as vistas impressionantes da cadeia de montanhas do Parque Nacional de San Juan só perdem para os pratos escolhidos.

Não à toa, a estação oferece 50 restaurantes, bares e cafés, de bistrôs românticos e churrascarias estilo caubói a pizzarias e sushi bar. Entre os estreantes da temporada de inverno está o restaurante ao ar livre Bon Vivant. Com capacidade para 75 pessoas em um deque, está localizado no topo do lift Polar Queen Express, que oferece vistas deslumbrantes do Palmira Peak e do Gold Hill.

Na montanha, esquiadores e snowboarders se misturam no vilarejo para curtir as mais de 120 pistas em suas quatro áreas esquiáveis ao longo de 8.000 quilômetros quadrados de área: Revelation Bowl, The Plunge, Palmyra Peak e See Forever.

E a temporada de esqui vai começar quente. Em dezembro, a cidade servirá de palco para o Campeonato Mundial de Skiercross e Snowboardcross, organizado pela Federação Internacional de Esqui.

A estação de Telluride também proporciona aos visitantes um dos mais belos cenários do Estado do Colorado. Está situada em uma cadeia de montanhas que concentra os picos mais elevados da América do Norte. Alguns deles chegam a 4.000 metros de altitude.

Em 2009, o resort inaugurou o Revelation Bowl, terreno em estilo europeu localizado logo atrás da Gold Hill. Situada acima da linha das árvores, com paisagem inacreditável, essa pista natural e larga é ideal para esquiadores de nível avançado.

Outro orgulho de Telluride é ter o único serviço de heliski (esqui que utiliza helicópteros para acesso) do Colorado, o Helitrax, que leva experts para uma extensão de 640 quilômetros quadrados de neve intocada.

 

SOSSEGO

O Colorado também é destino ideal para quem foge da badalação de outras estações. Em Steamboat, o agito se dá só nas pistas de esqui da pacata cidade. A região é hospitaleira e garante muita diversão na neve, além de boas opções de bares, gastronomia e compras no centro histórico.

A neve que cobre as montanhas durante o inverno é motivo de orgulho por lá e pode ser considerada a responsável pela explosão do turismo na cidade. Batizada de Champagne Powder - com média de nove metros por temporada -, cobre as 165 pistas em mais de 1.000 hectares de terreno.

Outra peculiaridade de Steamboat é a de ter nas clareiras de Pioneer Ridge, Sunshine e Storm Peak a melhor área para esqui entre árvores do Oeste. É como eles dizem por lá: "Neve powder e árvores. Do que mais você precisa?"

 

Conforto e diversão em Utah

As boas opções de destinos de neve não se resumem ao Colorado. Em Utah, os destaques são as estações de Park City, Deer Valley e Canyons.

Park City é uma das mais preservadas cidades históricas dos Estados Unidos. Além de atender a esquiadores e snowboarders de todos os níveis, ainda se dá ao luxo de ter um dos principais festivais de cinema independente do mundo: o Sundance Film Festival. E tira da manga o Parque Olímpico, da Olimpíada de Inverno de 2002, oferecendo raras atividades na neve aos visitantes. É possível experimentar, por exemplo, uma rápida descida na pista de bobsled - carrinhos velozes para duas a quatro pessoas que atingem velocidade de até 120 quilômetros na pista tubular.

O vizinho Deer Valley revolucionou a indústria de esqui da América do Norte por ser o primeiro resort a oferecer serviços de primeira classe, e desde 2008 é eleito como o melhor empreendimento de esqui por leitores da Ski Magazine.

Por fim, Canyons é o maior resort de montanha de Utah, destinado principalmente a famílias. A novidade deste ano é o Orange Bubble, uma cadeira que leva quatro pessoas com vidros especiais e assentos aquecidos, dando a sensação de estar dentro de um par de óculos para esqui.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;