Economia Titulo
China avaliará governos locais pela dívida pública
Por
10/12/2013 | 05:08
Compartilhar notícia


O Partido Comunista chinês comunicou nesta terça-feira que identificará os funcionários dos governos locais responsáveis pela dívida pública e que avaliará o desempenho do sistema que prima principalmente pelo crescimento econômico.

De acordo com comunicado divulgado pela agência de notícias Xinhua, o montante da dívida levantada pelos governos locais se tornará um dos principais indicadores para avaliar os funcionários no futuro.

O Partido Comunista terá um registro da dívida do governo local e penalizará os funcionários que mantiverem os governos locais com a dívida elevada, disse o comunicado, sem dar mais detalhes. Além disso, os danos ambientais e a poluição também serão fatores considerados na determinação de promoções.

O partido governista não usará mais o crescimento do produto interno bruto (PIB) local como critério para promover ou rebaixar os funcionários do governo local. A prática de associar o crescimento à promoção tem sido amplamente criticada por contribuir para os projetos de desenvolvimento desnecessários e para o desperdício dos gastos.

Após a crise financeira de 2008, muitos governos locais realizaram grandes projetos para manter o crescimento econômico. Esses projetos foram financiados através da dívida.

Em um esforço para obter uma imagem mais precisa dos empréstimos a nível local, o Gabinete de Auditoria Nacional da China começou em julho uma investigação abrangente sobre a dívida dos governos locais.

No final de 2010, uma auditoria do governo central estimou que a dívida dos governos locais era de 10,7 trilhões de yuans. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;