Política Titulo Em Brasília
Costa Neto renuncia e Helcio assume como deputado federal

Vice-prefeito de Mauá será quarto nome do Grande ABC em Brasília; petista confirma candidatura em 2014

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
06/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O Grande ABC conquistou ontem sua quarta cadeira no Congresso Nacional. O vice-prefeito de Mauá, Helcio Silva (PT), será convocado pela Câmara dos Deputados para assumir a vaga de Valdemar da Costa Neto (PR-SP), que renunciou ao cargo ontem, após o STF (Supremo Tribunal Federal) ordenar sua prisão pelo envolvimento no caso do Mensalão. O republicano foi condenado a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O petista mauaense confirmou que assumirá prontamente o cargo quando a Câmara realizar a convocação. “Defini que sou candidato a deputado federal em 2014. Na medida em que vou lutar pela vaga no ano que vem, irei tomar posse agora”, destacou. A pré-candidatura e a mudança para Brasília, caso houvesse oportunidade, foram definidas na quarta-feira em reunião com lideranças do PT mauaense. O anúncio da pré-candidatura colocou ponto final nas especulações sobre a desistência do vice na disputa em 2014. Semanas atrás, ele estava disposto a desistir, mas os encaminhamentos favoráveis para tomar posse em Brasília o fizeram mudar de ideia.

Em outubro, Helcio alegou impedimento pessoal ao ser convidado para ocupar a cadeira do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), que pediu afastamento temporário por questões de saúde. “Naquele momento estávamos falando de licença médica que iria encerrar em janeiro. Tinha convicção de que o deputado voltaria. Não compensava renunciar ao cargo no Paço para ficar quatro meses”, argumentou.

Genoino renunciou ao cargo na terça-feira, também por conta do envolvimento no Mensalão. Como o vice-prefeito comunicou que estava impedido, o segundo suplente do PT paulista, o ex-deputado estadual Renato Simões (PT), assumiu a vaga temporariamente e agora ficará definitivamente no posto.

Valdemar se entregou no começo da noite de ontem diretamente no Complexo da Papuda, no Distrito Federal. Ele protocolou a carta de renúncia na Câmara, mas o texto será lido somente na sessão de terça-feira. Depois disso, o número do dois da administração mauaense deve ser comunicado oficialmente sobre a posse.

No documento, o deputado do PR reiterou sua inocência e sustentou que tomou essa decisão “orientado pelo respeito que devo ao Poder Legislativo brasileiro, enfraquecido por um vazio jurídico que impõe ao parlamentar a impossibilidade de dois julgamentos garantidos a todos os brasileiros sem mandato eletivo”.

Também foram presos ontem os ex-deputados Pedro Corrêa (PP) e Bispo Rodrigues (PR) e ex-vice-presidente do Banco Rural Vinicius Samarane.

COMEMORAÇÃO

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), comemorou a convocação de seu vice. “Fortalece muito a cidade. Dá um novo fôlego para o partido.”

O chefe do Executivo reiterou que a administração mais ganha do que perde com a baixa. “Ele vai ser uma importante ponte com o governo federal. São Bernardo e Santo André têm seus deputados e agora Mauá também”, ressaltou. Donisete declarou que vai conversar com Helcio sobre o seu substituto na Pasta de Habitação, a qual comanda.

Quando assumir em Brasília, a cidade ficará sem vice-prefeito. Na ausência de Donisete, por férias ou por viagens, por exemplo, quem assumirá o Paço será o presidente da Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;