Política Titulo
Alckmin sanciona lei para regularização fundiária
Por
20/12/2003 | 19:34
Compartilhar notícia


A partir de agora, cerca de 80% das questões fundiárias do Pontal do Paranapanema, a região em que o conflito agrário é o mais acentuado em São Paulo, começam a ser solucionadas. A estimativa é do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ao sancionar em Presidente Prudente, sábado, a lei que promove a regularização fundiária na região.

As propriedades com até 500 hectares de terras devolutas podem ter as posses legitimadas a partir do pagamento de 10% do valor, considerando o alqueire a R$ 2,2 mil conforme avaliação do Instituto de Economia Agrícola. O pagamento pode ser feito em até seis anos. Os dois primeiros fazendeiros a buscar o benefício da nova lei são Roberto Matsura e Jorge Saab, que, segunda, vão à Procuradoria Regional do Estado para assinar o compromisso.

O Estado espera regularizar 600 fazendas e arrecadar R$ 20 milhões. Cinquenta por cento do dinheiro arrecadado será empregado em melhorias nos 74 assentamentos no Pontal. A outra parte será destinada às prefeituras dos municípios do Pontal para que possam investir em saúde, educação e infra-estrutura. A lei vincula a arrecadação aos compromissos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;