Setecidades Titulo
Estoque de sangue do Estado pode esgotar até sexta-feira
João Guimarães
Especial para o Diário
10/07/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Os estoques de sangue dos hospitais de São Paulo correm risco de acabar até a próxima sexta-feira. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde.

Em junho, o armazenamento teve uma baixa de cerca de 40%. Os oito hemocentros, que contam com aproximadamente 7 mil bolsas para serem usadas quizenalmente, estão com apenas 4.200 disponíveis.

As causas da queda tão violenta ainda são desconhecidas. Segundo o coordenador da Hemorede da Secretaria da Saúde Osvaldo Donini, baixas anuais nas doações são normais em julho, mas não em junho.

“Na época de férias e de frio sempre temos uma queda de 20% a 30%”, afirma Donini. “Nossa preocupação é que as frentes frias ainda não vieram para valer e a baixa aconteceu antes do período em que costuma ocorrer”, acrescenta.

Donini, que trabalha com os hemocentros desde 1997, conta nunca ter presenciado uma baixa tão grande. Por incrível que pareça, outra preocupação do coordenador são os jogos Pan-Americanos. De acordo com ele, a situação dos estoques no Rio de Janeiro também não é das melhores. “Quando acontece algo grave, nós doamos sangue. Se acontecer algo dessa vez, vai ficar complicado”, afirma.

SOLUÇÃO

A saída encontrada pela Secretaria da Saúde foi realizar uma campanha de doação. “Começamos chamando as pessoas que doam com maior freqüência e agora estamos fazendo um apelo à população”, diz Donini. De acordo com ele, os primeiros incentivos já começaram a dar resultados.

Os interessados em doar sangue precisam preencher alguns requisitos mínimos.

Todos os tipos sanguíneos são necessários. O maior apelo, no entanto, é para para os chamados doadores universais, que têm sangue O negativo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;