Setecidades Titulo
Em véspera de férias, começam multas
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
06/12/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Às vésperas das férias de final de ano, quando o fluxo de veículos rumo à Baixada Santista aumenta, as seis lombadas eletrônicas instaladas no trecho de serra da Anchieta começaram a multar.

De acordo com a Ecovias, administradora do sistema Anchieta-Imigrantes, os dispositivos, instalados em outubro, passaram a funcionar ontem.

Entretanto, no horário em que a reportagem esteve no local, entre 16h e 17h, os aparelhos ainda não estavam funcionando.

DESAGRADO

A notícia desagradou parte dos motoristas que passam pela estrada.

“Não bastam os pedágios para levar nosso dinheiro?” indagou a administradora Angélica Lima, 29 anos.

A Ecovias alega que a instalação dos aparelhos visa diminuir o número de acidentes no trecho de serra da Anchieta.

Segundo a empresa, no ano passado, o trecho concentrou 771 dos 3.497 casos registrados na rodovia – 20% do total. É o ponto onde há maior número de ocorrências na estrada.

A velocidade máxima permitida nos seis pontos onde os radares foram colocados varia entre 50 km/h e 60 km/h.

A homologação dos radares foi feita anteontem pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens). É com o órgão que o valor arrecadado ficará.

De acordo com o DER, não há estimativa de arrecadação. O dinheiro será revertido em sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

As lombadas passam a operar em 15 quilômetros de estrada da pista Sul da Anchieta e fazem parte do Plano de Segurança do Trecho de Serra da via Anchieta.

VELOCIDADE
Até chegar ao radar, o motorista é avisado diversas vezes sobre a presença da lombada eletrônica por grandes placas de sinalização espalhadas ao longo da via.

Os avisos indicam distâncias de 500, 300 e 200 metros até a chegada dos radares, todos fixos.

Durante a semana, caminhões são a maioria dos veículos que trafegam pelos seis pontos onde as lombadas eletrônicas estão instaladas.

Muitos, mesmo sem saber se de fato os radares estavam operando, já reduziam a velocidade.

“Eu achei uma medida boa. Já vi muito acidente neste trecho, na descida para o Litoral”, disse o caminhoneiro Nelson Moreira, 43 anos, há 25 fazendo o trajeto São Bernardo-Baixada Santista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;