Internacional Titulo
Bush retorna aos EUA sob avaliação de analistas
Por Do Diário OnLine
Com AFP
28/11/2003 | 11:06
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush retornou nesta sexta-feira aos Estados Unidos, após uma visita relâmpago ao Iraque para participar com membros das tropas americanas da ceia do Dia de Ação de Graças. Bush chegou na cidade texana de Waco às 8h (horário de Brasília) e de lá foi para seu rancho em Crawford, onde se reunirá com sua esposa Laura, suas filhas e o resto de sua família.

Enquanto isso, analistas e adversários do presidente americano discutem a eficácia da viagem para sua imagem. Para Stephen Zunes, especialista em Oriente Médio da Universidade de San Francisco, a visita de Bush aos soldados americanos no Iraque “não passou de uma operação de relações públicas para a opinião pública americana”.

O jornal The New York Times acredita que a viagem “surpreendeu e confundiu” os rivais do presidente americano. Howard Dean, um dos principais críticos da guerra no Iraque e entre os nove pré-candidatos do partido Democrata à eleição presidencial de 2004, disse que “é bacana que ele tenha conseguido voltar, mas essa visita não mudará o fato de que aqueles bravos homens e mulheres nunca deveriam estar lutando no Iraque”.

O senador John Kerry, de Massachusetts, divulgou nota declarado que a viagem “foi a coisa mais certa a fazer por nosso país”. “Mas, quando a Ação de Graças terminar, espero que o presidente aproveite para corrigir sua política fracassada no Iraque, que pôs nossos soldados num stand de tiros”, acrescentou.

Segundo os especialistas, a visita de Bush no Iraque pode ajudá-lo "temporariamente" a obter mais apoio dos americanos sobre sua política no Iraque. No entanto, não garante nada para a eleição de 2004. “O presidente Lyndon Johnson fez isso no Vietnã. Havia fotos dele dando a mão aos soldados, mas isso não ajudou numa perspectiva a longo prazo”, disse Zunes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;