Setecidades Titulo Novos problemas
Barulho fora do comum tira o sono dos moradores de Santo André

Ruídos têm origem no polo petroquímico, começam à noite e só param no início do dia

Por Matheus Moreira e Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
18/08/2021 | 17:12
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


Moradores dos bairros localizados próximos ao Polo Petroquímico de Capuava, na divisa entre Santo André, Mauá e a Capital tiveram dificuldade para dormir tanto na noite de segunda-feira (16), quanto nessa terça (17). E o motivo foram barulhos altos, semelhantes ao de uma turbina de avião, que começam por volta das 22h e só cessam no início da manhã.

William Borges, morador do Parque João Ramalho - que fica pouco mais de dois quilômetros do polo –, além do barulho que incomoda bastante, o clarão emitido pela queima de gases pela flare pode ser visto. “Fomos obrigados a conviver com um barulho insuportável que se alastrou por incontáveis horas, atrapalhando o sono e o bem-estar das pessoas que precisavam acordar cedo para o trabalho, além de uma luminosidade bem diferente da que estamos acostumados”, disse.

Outra pessoa que teve seu sono interrompido pelo barulho foi a Sandra Varandas, moradora da Vila Homero Thon – que fica cerca de cinco quilômetros do polo. Segundo a andreense, o fogo vindo das empresas estava muito mais alto que o normal e durou a noite toda. “A chama vindo do polo estava mais alta que o comum e o barulho também. Isso durou a noite toda. Tirou nosso sono”, completou.

Rodrigo Uchoa, gerente de comunicação da Braskem, uma das principais empresas que operam no polo, disse que a empresa está ciente das reclamações dos moradores, mas que até o momento a companhia não achou o motivo do barulho. “Nós sabemos que há esse incomodo. Conversamos internamente e há uma investigação para tentarmos descobrir a razão desse ruído, mas até agora não temos um motivo. É uma preocupação que temos”, finalizou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;