Política Titulo São Caetano e Utinga
CPTM abre licitação para reforma de estações da Linha 10

Companhia seleciona empresa para tocar obras de acessibilidade em duas paradas

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
23/03/2021 | 05:29
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abriu processo de licitação para contratar empresa que fará obras para adequação à acessibilidade nas estações São Caetano e Utinga, em Santo André, da Linha 10-Turquesa, que liga o Grande ABC à Capital.

A proposta de modernização do ramal é promessa do governo João Doria (PSDB) como tentativa de compensar a não execução da antiga novela envolvendo a implantação da Linha 18-Bronze, via monotrilho. O edital prevê intervenções visando melhorias nas estruturas físicas das estações, como a construção de rampas, na identidade visual, como sinalizações, e na iluminação.

No início deste mês, o Diário mostrou que a CPTM desengavetou estudos para ampliar a Linha 10 e construir mais duas estações na região, sendo uma em São Caetano (Estação Barcelona) e outra em Santo André (Pirelli). A tese foi incluída em anexo de contrato da companhia com a Eletromídia, que venceu licitação para explorar a comunicação visual das estações. Atualmente, a linha possui 13 estações, sendo nove delas na região: três em Santo André (Prefeito Celso Daniel; Prefeito Saladino e Utinga), São Caetano, Mauá (Guapituba e Capuava), Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O Diário já revelou que a morosidade nas obras de modernização das estações da malha ferroviária da CPTM é alvo de questionamentos por parte do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e de investigação no Ministério Público.

Com base em São Caetano, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) comemorou a abertura da licitação. “É mais uma importante vitória do nosso mandato em relação à Linha 10, em um ponto de extrema importância, a acessibilidade. Desde o início da nossa atuação como deputado venho colocando essa demanda à CPTM. Demos agora um passo expressivo para estações mais modernas e acessíveis”, disse. Pontuou, contudo, que tem cobrado ampliação dos serviços. “Vou continuar trabalhando para que ocorra modernização completa de todas as estações da CPTM.”

O edital das intervenções estima prazo de dois anos e meio para a conclusão das obras. JC 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;