Economia Titulo
INSS orienta segurados sobre uso do cartão magnético para saques
13/06/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) alerta aposentados e pensionistas para que fiquem atentos e evitem riscos quando forem utilizar o cartão magnético bancário para sacar o valor do benefício, principalmente nos terminais de auto-atendimento das instituições financeiras. É importante que o beneficiário entenda e respeite os alertas e informações fornecidos pelo funcionário da agência bancária no momento da entrega do cartão magnético. Em caso de dúvida no uso do caixa eletrônico, o aposentado deve pedir informação a um funcionário do banco devidamente identificado e não aceitar ajuda de estranhos ou pessoas não autorizadas.

Entre as orientações básicas dos bancos, estão: jamais fornecer sua senha a terceiros; não permitir que estranhos examinem o cartão sob qualquer pretexto, pois pode haver troca do cartão sem que se perceba; não anotar a senha em papéis ou rascunhos; ao escolher a senha, não utilizar números previsíveis (data de nascimento, número de telefone residencial, placa de automóvel) e nunca guardar cartão e senha no mesmo lugar. Em caso de roubo ou perda do cartão, a pessoa deve comunicar o fato ao banco, solicitando seu cancelamento. Também é recomendável fazer um registro da ocorrência em uma delegacia e comunicar a agência do INSS responsável pelo benefício. É importante que o aposentado use sempre terminais instalados em locais de grande movimentação, como shoppings centers, lojas de conveniência e postos de gasolina.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;