Internacional Titulo
ONU: Guatemala mantém candidatura e nega ter indicado Costa Rica
Por Da AFP
25/10/2006 | 13:39
Compartilhar notícia


A Guatemala manterá sua candidatura ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e descarta que tenha proposto em seu lugar a Costa Rica, como anunciou o embaixador venezuelano ante o foro multinacional, Francisco Arias Cárdenas.

"A Guatemala continua mantendo a candidatura ao Conselho de Segurança das Nações Unidas e em nenhum momento pensou em retirá-la ou propor outro país", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores guatemalteco, Valentina Flores.

Em declarações anteriores do embaixador venezuelano na ONU, Francisco Arias Cárdenas, as candidaturas de Bolívia e Costa Rica foram propostas por Venezuela e por Guatemala, respectivamente, como alternativas de consenso às suas candidaturas ao Conselho de Segurança.

"A Costa Rica foi proposta pela Guatemala e nós indicamos a Bolívia" no Grulac (Grupo Latino-Americano e do Caribe), declarou Arias a uma rádio de Caracas. Ele disse que, "entendendo que as duas candidaturas se petrificam, que se fazem muito sólidas em torno de uma proporção determinada e polarizada, é preciso que buscar uma saída diferente”. “Já há um primeiro caminho para buscar uma solução", acrescentou o embaixador.

O chanceler Nicolás Maduro, que viajou nesta terça-feira a Nova York, declarou à estatal venezuelana de TV que "Bolívia reúne as condições por ser um país da América do Sul, por ser neste caso um país que tem uma política exterior sul-americanista, latino-americanista, que aponta para os grandes objetivos do mundo pluripolar".

Venezuela e Guatemala vêm disputando um assento não-permanente no Conselho de Segurança. Mas em 35 rodadas de votação nenhum dos países conseguiu o apoio necessário de dois terços da Assembléia-Geral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;